O Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação continuada com os Interlocutores do Sistema Municipal de Ensino. O objetivo foi apresentar orientações técnicas sobre “Alfabetização, Aprendizagem e Avaliação Pedagógica”, assunto que deverá ser contemplado nas reuniões pedagógicas em suas unidades a fim de subsidiar o acompanhamento do aluno com deficiência auditiva/surdo. A ação foi desenvolvida nas dependências da Pasta.
Talita Ferrari Dias Batista, que é deficiente auditiva, pedagoga e Pós-Graduada (Lato Sensu) em Libras e Educação para Surdos, foi quem ministrou as aulas. O Departamento de Educação Especial busca propiciar contato direto com a dificuldade de comunicação e a verdadeira inclusão do aluno com deficiência auditiva/surdo no contexto escolar. Para isso, intervém e investe na formação de profissionais que atuam direta e indiretamente com o aluno e na comunidade escolar.
A psicopedagoga Luciana Chaves Romanholo, diretora do setor, disse que os temas abordados requerem análise e intervenções e, por isso, o Departamento prioriza a qualidade de atendimento, viabilizando e disponibilizando conteúdos e ferramentas que facilitam e norteiam o trabalho do professor interlocutor: “Também buscamos aperfeiçoar o manejo do material pedagógico, propiciando assim, utilização adequada dos recursos de verificação e mensuração do desempenho, acompanhamento e evolução do aprendizado do alunado”.
De acordo com a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, “as formações continuadas realizadas pela Semecti e para todos os profissionais são ações que primam pela qualidade e excelência nos serviços prestados, uma vez que somos servidores públicos e, para tanto, devemos ofertar o melhor para a nossa população”.