Ao todo, 156 estudantes vão participar da ação

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta quinta-feira (19), a partir das 15h, o projeto Soletrando em Libras, um campeonato interclasses direcionado aos estudantes do 3º, 4º e 5º anos da EMEB Village, local onde também ocorrerá o campeonato. Ao todo, 156 estudantes vão participar da ação. 

As crianças, além da educação socioemocional, aprendem Libras em aula e com o conhecimento que possuem, podem participar do campeonato com datilologia, alfabeto manual que dá atribuição de sinais às letras e assim o surdo pode ler em português e entender o que é falado.

Primeiro serão realizados torneios por sala e os que se destacarem representarão a turma na escola. Os representantes de cada turma farão uma competição no pátio e a sala que ficar em 1° lugar ganhará um troféu. Já quem ficar em 2° e 3° lugar, receberá medalhas.

“A proposta do projeto é muito interessante, pois além da criança ter que dominar o alfabeto, terá a oportunidade de mostrar na prática. O objetivo é estimular os estudantes a aprender e utilizar a linguagem de sinais no dia a dia e desafiar suas habilidades, além de desenvolver a alfabetização e o raciocínio lógico”, contou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

“Precisamos abrir as portas cada vez mais para a inclusão. Esse projeto é um espelho e incentivo aos estudantes, familiares e professores. Quanto mais os estudantes aprenderem a língua de sinais, mais inclusiva será a nossa cidade”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.