A Escola Municipal Ambiental (EMA) Nelson Barreto da Silva, de Itaquaquecetuba recebeu na manhã de terça-feira (25) a visita dos alunos do 4º semestre do período da manhã, do Curso de Pedagogia da Universidade Universus Veritas Univeritas/UNG Campus Itaquaquecetuba, para uma aula diferenciada.

 Num primeiro momento, no dia 12 de setembro de 2018, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMA foram ao Campus da instituição e lá tiveram uma aula diferenciada sobre Literatura de Cordel, com Fabrício Herbeth Teixeira da Silva, docente da Univeritas/UNG com apoio dos referidos alunos da Pedagogia.

No segundo momento a mesma turma de alunos, liderada pelo professor Fabrício, foi visitar os alunos da EJA na EMA. A ação teve como objetivo conhecer mais sobre a cultura popular nordestina por intermédio de trabalhos realizados pelos alunos da EJA orientados pela professora Lucidalva Maria da Silva.

Segundo a professora, o foco do encontro foi promover uma experiência significativa tanto para os alunos da Univeritas/UNG quanto para os alunos do EJA/EMA: “Foi um momento em que todos puderam experimentar vivências, trocar experiências, reforçar o aprendizado e valorizar as manifestações culturais populares”.

Já a diretora da unidade escolar, Léia Renata Fernandes, explicou que a equipe da EJA/EMA procura adequar a prática pedagógica da escola para que o processo ensino-aprendizagem possa atender as individualidades de todos os alunos. “Com isso, de maneira natural e espontânea, atinja as potencialidades e habilidades dos educandos oferecendo a eles um ensino de qualidade dentro das necessidades de cada um”, disse.

Os alunos do 5º ano da EMEB Vereador João Marques marcaram presença no encontro com a sua produção da Literatura de Cordel pela perspectiva da criança.

A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, informou que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) criou neste ano a sala de aula diurna da EJA, em função da procura da demanda. A EJA da EMA, atualmente conta com 26 alunos regularmente matriculados, sendo que a maioria dos discentes é formada por pessoas idosas.

Já a secretária de Educação, Jane Moura destacou a importância da ação e disse que os trabalhos da EJA do Sistema Municipal de Ensino, vem se destacando também por meio de diversas parcerias: “Como participação em palestras e cursos de pequena duração, eventos, visitações ao museu, participação no ‘Projeto EJA Construindo o Futuro’ na Universidade etc. No caso desta ação da EMA, é muito importante para ambos os estudantes vivenciarem esta troca de experiência”. Jane parabenizou os alunos de ambas instituições, e os professores Lucidalva e Fabrício Herberth, pela excelência na prática docente.