Pela primeira vez na história, pleito contou com urnas eletrônicas e descentralização de pontos de votação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itaquaquecetuba realizou, no último domingo (1), a eleição para eleger os 15 novos membros do Conselho Tutelar. O pleito, que teve 8.321 votos válidos, foi acompanhado de perto por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e contou com 51 seções eleitorais divididas em três locais de votação.

Os candidatos mais votados e que representarão o órgão nos próximos quatro anos são: Caio Fernando Toyama (598 votos), Eric dos Santos (567 votos), Fernanda da Silva Novais (516 votos), Antonia Auristela Santos de Brito (404 votos), Edson Carlos Manoel da Silva (378 votos), Maria Isabel Ferreira (357 votos), Sandra Regina da Silva (350 votos), Jessica Ribeiro de Jesus (347 votos), Ricardo Rodrigues da Fonseca (321 votos), Izabel da Rocha Dias (311 votos), Luciana Mastriano dos Santos (300 votos), Maria de Lourdes Gonçalves dos Santos (257 votos), Liliane Gonçalves do Nascimento (237 votos), Clovis Gonçalves Pessoa Junior (235 votos) e Valdirene da Silva (234 votos).

Como suplentes estão: Isabela Antoniassi (231 votos), Fabio Moura de Jesus (230 votos), Joselaine Gonçalves de Souza (217 votos), Sandra Cristina da Silva Pinto (213 votos), Josefa dos Santos Soares (194 votos), Lilian Cristina de Assis (176 votos), Gabriela Rosemary da Silva Ferreira (165 votos),Wendel Felix da Silva (147 votos), Elizabete Souza da Silva (144 votos), Talita Barbosa de Oliveira (143 votos), Maria de Lourdes da Silva (134 votos), Ana Carolina Queiros Santos da Silva (94 votos), Mauricio Lopes Rodrigues (92 votos) e Ivo Aparecido da Silva (91 votos).

Acompanhando desde a organização até o resultado da eleição, o secretário de Desenvolvimento Social de Itaquá, Gabriel Rocha, avalia que o pleito foi tranquilo e que entrou para a história, principalmente pelo apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cedeu 52 urnas eletrônicas, facilitando a apuração e a transparência.

“Tivemos um domingo de votação tranquilo e organizado, como estávamos esperando. Pela primeira vez na história, a eleição para conselheiros contou com urnas eletrônicas, o que confirma a transparência e lisura do processo. Desejo boa sorte aos conselheiros”, disse.

Na comparação com anos anteriores, a eleição também foi mais acessível, já que contou com três locais de votação. Os eleitores puderam votar nas escolas E.E. Homero Fernando Milano, E.E Jardim Odete e na EMEB Vereador Leolino dos Santos.

Após a auditoria das informações referente ao processo eleitoral, todos os conselheiros eleitos serão convocados para capacitações e reuniões de ordem administrativa. A posse está marcada para ocorrer no dia 10 de janeiro de 2024.

“O Conselho Tutelar é um dos braços de apoio da administração, que permite o acompanhamento de cada ocorrência de violência contra a criança e o adolescente. Tenho certeza que os novos representantes vão desempenhar bem esse papel e terão todo o apoio necessário da nossa administração”, concluiu o prefeito Eduardo Boigues.