A EMEB Guilherme Donizete da Silva Souza efetuou um planejamento no final do ano de 2018, para realizar a pintura da Unidade Escolar e de pequenas reformas e adaptações para o ano de 2019, com a devida aprovação do Conselho de Escola, objetivando reforçar a qualidade de ensino do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba e o bem estar da comunidade escolar. Conforme com o Departamento da Demanda Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), a escola atualmente atende a demanda de 1.071.
De acordo com a diretora, Edna Andrade da Silva Paiva, esta ação encontrava-se como prioritária e foi colocada no topo da lista de atividades a serem desenvolvidas logo no início deste ano de 2019. Sendo assim, foram direcionados os recursos do repasse municipal. Todavia a reforma também contou com a participação ativa da comunidade local em eventos e festas promovidos pela escola.
Edna explicou que foi realizada a pintura de toda a parte interna da escola durante o período das férias das crianças. “Pintamos o pátio, os corredores e todas as salas de aula. Quando se iniciou as aulas nós paramos um pouco e agora terminamos a pintura da parte externa, pintamos o muro, as grades, os bancos etc.” Cabe destacar, disse Edna, que a parte da manutenção de elétrica, hidráulica, capinação, pintura da demarcação do estacionamento, dos bancos, da identificação e dos desenhos decorativos, além da parte de serviço marcenaria para a adaptação de ambientes e capinação, no que diz respeito à mão de obra, é outra parceria ativa do Departamento de Engenharia da Semecti. “Também foi planejada a continuidade para a pintura da caixa d’água e do parquinho que deverá ser concluída ainda neste ano.”
Para o secretário de Educação, Fabiano Novais, a gestão democrática, conforme mencionada no artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é clara em relação à participação dos profissionais da educação e da comunidade, na elaboração do projeto pedagógico da escola e nos conselhos escolares ou equivalentes. “A gente pode observar o quanto que a diretora Edna e sua comunidade escolar e comunidade local têm exercido muito bem a sua função,” destacou Fabiano.