Todo o Projeto Político-Pedagógico das escolas traz em sua estrutura objetivos a se alcançar, metas para se cumprir e, certamente sonhos para realizar, e isso tudo com a participação direta da comunidade local, uma vez que pela natureza de sua existência o PPP traz consigo o propósito da gestão democrática. Com isso, o corpo docente, corpo discente, funcionários e, sobretudo a comunidade do bairro prepararam na ultima sexta-feira (23), um belíssimo espetáculo, para concluir a finalização de um projeto, alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), permeada pela “História do Samba”.
Estiveram presentes no evento além de toda a comunidade escolar e local, a supervisora da Escola, profª Mônica Aquino, o supervisor Prof. Dr. Elizeu de Miranda Corrêa e o artista plástico Hélio Augusto Pereira.
De acordo com o gestor da unidade, o prof. João Batista da Costa Filho, a equipe da escola procurou desenvolver o projeto mais próximo possível da realidade dos alunos, bem como, da comunidade, trabalhando o gênero musical “samba” com cada seguimento cuja finalidade era de apresentar para os alunos a história do negro e do povo afrodescendente no Brasil.
Neste sentido, os alunos da unidade por meio da linguagem da música, da dança, da poesia, da capoeira, desfile de moda com roupas da década, puderam ser o protagonista de suas histórias e se destacaram ao efetivar apresentações de gosto apurado e fundamentada por meio de pesquisas, ao propósito a que lhe foram conferidos. Há de se destacar que um dos pontos altos do evento foi o encerramento com a participação de todo o corpo docente e funcionários, no desfile de trajes africanos, ação que literalmente finalizou numa grande apoteose carnavalesca.
De grande relevância, também foi a participação na exposição do artista plástico Hélio Augusto, da cidade de Mogi das Cruzes, com suas obras: esculturas em massa epóxi e desenhos. O artista explicou que é autodidata e que desenvolve a temática de exaltação aos sambistas e a boêmia por gostar destes aspectos culturais.
De acordo com o diretor João a grande importância do projeto, foi poder trabalhar junto aos alunos o conteúdo programático escolar o qual apresenta aspectos plurais da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira.
Para a secretária de Educação, Jane Santos Moura, o trabalho desenvolvido pela unidade escolar só tende a fortalecer o exercício de cidadania. “Por meio da educação é possível promover a disseminação ao respeito à diversidade e, sobretudo ao próximo”, destacou Jane parabenizando todos os envolvidos na ação.
Já a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa explicou que o projeto é um meio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das crianças: “Tratar a temática da história da etnia africana no Brasil através da arte e da valorização dos aspectos culturais é de tamanha relevância, uma vez que tanto a arte quanto a educação são transformadoras e, muito provavelmente a conclusão deste projeto tornou-se um aprendizado significativo na vida destes educandos na medida em que muitos dos costumes brasileiros e práticas do dia a dia fincam raízes na cultura africana e foi apropriada pelo processo da miscigenação e do hibridismo cultural”.