Foram encerradas nesta sexta-feira, 25, as inscrições das 565 vagas dos dez cursos oferecidos pela “Casa Aberta” da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba. Mesmo antes dos portões se abrirem o número de candidatos já era superior ao de vagas. As oficinas são profissionalizantes e totalmente gratuitas. Devido a grande procura há uma lista de espera para eventuais desistências. As aulas terão início a partir do dia 11 de fevereiro.

Ao todo são 565 vagas distribuídas entre os cursos de panificação; corte e costura; manicure; pintura em tecido; barbearia; design de sobrancelhas; depilação; maquiagem; e decoupage e cabeleireiro. Este último é o curso mais concorrido e foi o que movimentou o dia.  O motorista de aplicativo, Cleiton dos Santos, chegou às 4 da madrugada para garantir uma oportunidade. Ele conta que soube da oportunidade por meio de uma passageira e vê no curso uma chance de mudar de trabalho.

Thalita Santos, de 18 anos, atua como cabeleireira de maneira informal e busca aprimoramento e o início de uma carreira. “Uma colega minha fez o curso aqui e me indicou. Hoje ela já trabalha com isso e é uma ótima profissional. Vim aqui porque quero me qualificar, ter um certificado”, relatou.

A secretária de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, Fabiana da Cunha Fernandes da Costa, afirma que os cursos são de alto nível. “A grande procura indica que as pessoas valorizam imensamente a oportunidade e temos relatos de que as pessoas têm tido sucesso. Essa é uma forma de as pessoas abrirem seu próprio negócio e terem uma profissão”.

Esse é o caso de Hugo Bernardo da Silva Santos, de 24 anos, que atualmente trabalha em uma oficina mecânica. “Quero fazer esse curso e abrir o meu próprio negócio. Quero trabalhar por conta”, revela. Ainda segundo a secretária, todos os cursos oferecidos pela Casa Aberta são elaborados de forma a ter 100% de prática, fazendo com que os alunos já saiam aptos a desempenhar a função de maneira profissional. “Durante o curso são previstos também estágios e os alunos participam de ações sociais onde levamos o serviço para bairros e campanhas sociais. Participam também de programas de auditório para ver como funciona o staff da televisão e terem uma noção de como é feito o trabalho de cabelo e maquiagem lá”, destaca Fabiana.

A Casa Aberta está localizada na Avenida Ítalo Adami, 2.480, no bairro Rancho Grande.