Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), foram na tarde desta terça-feira, 18, até os escritórios da multinacional Google em São Paulo. O convite foi feito pela empresa a várias secretarias de educação da Grande São Paulo. Representando a cidade, participaram da ação o programador Leonardo Vitor dos Santos (Departamento de Informática), Thamiris Araújo (Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação) e o supervisor, José Rosa Martins (Departamento de Supervisão Escolar).

As apresentações da plataforma Google for Education visam trazer ideias tecnológicas inovadoras para os municípios atenderem a sua rede de educação. Ainda com orientação e formação dos professores, gestores e setor administrativo da secretaria, por meio da empresa Colaborativa, responsável pela capacitação de toda a rede, aconteceu a apresentação dos representantes responsáveis pelaplataforma Mentes Notáveis – de softwares educativos com embasamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com o supervisor, Martins, o município deverá adquirir os chromebooks (notebooks) de acesso pelos alunos. “Creio que esta é uma proposta bastante possível de ser implantada na rede municipal de ensino ampliando a oferta de ensino de qualidade,” destacou.

Leonardo Vitor explicou que, durante a reunião foi apresentada a plataforma G-Suite for Education, que conta com softwares de envios de e-mail (Gmail), armazenamento em nuvem (Google Drive), sistema de formulários online (Google Forms), um sistema de sala de envios de atividade em massa para os alunos (Google Sala de Aula) e ainda oferece uma área administrativa para gerenciamento de todas essasplataformas com gerenciamento.

Segundo o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, a Semecti tem procurado estar contextualizada às novas tecnologias de comunicação. “Com o processo dinâmico da tecnologia e dos meios de comunicação, hoje a educação encontra-se num caminho sem volta e todos temos que nos adaptar, como, por exemplo, a educação 4.0 que trata da revolução tecnológica que inclui a linguagem computacional,inteligência artificial, Internet das coisas (IoT) etc; processo em que o sujeito aprende por meio de experimentos, projetos e mão na massa, isto é, não há modelo pronto ao processo de ensino-aprendizagem”.

A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa explicou que é muito importante a participação de Itaquaquecetuba nestes eventos para se atualizar das ferramentas tecnológicas.