As unidades escolares de Itaquaquecetuba: EMEB Village, EMEB José de Freitas, EMEB Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, EMEB Alfredo Gonçalves Ferreira, EMEB Benedito Vieira da Mota, EMEB Aristides e a EMEB Vereador Augusto encerraram as atividades do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com uma Feira de Exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos.
Participaram da ação durante o ano de 2018, o montante de 3.351, dos segmentos de 1ºs, 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos das referidas unidades escolares. Nos eventos finais, a Coordenadora do Projeto do Sebrae Cristiane Bento, acompanhou o desenvolvimento das Feiras.
O projeto consistiu num primeiro momento na capacitação de 30h aula, para 60 professores das unidades escolares participantes do projeto. O eixo implementado em Itaquaquecetuba foi o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, cujo propósito da ação é favorecer um ciclo de desenvolvimento sustentável e estimular a atuação empreendedora entre os jovens, tendo como alvo incitar o comportamento empreendedor e foco de negócios para os alunos do Ensino Fundamental.
Após a realização da primeira etapa da capacitação com os professores, a segunda etapa consistiu no desenvolvimento do Programa junto aos alunos, sendo que cada segmento trabalhou um tema específico – 1º ano: O mundo das ervas aromáticas, 2º ano: Temperos naturais, 3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos, 4º ano: Locadora de produtos e o 5º ano: Sabores e cores. E a finalização do projeto, compôs-se de uma feira para exposição dos trabalhos, reunindo todos os segmentos da escola.
Como destacou a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a parceria com o Sebrae já mantêm-se há algum tempo. “Inclusive até já possuímos uma lei municipal que trata sobre a abordagem do assunto empreendedorismo nos temas transversais do aluno do Sistema Municipal de Ensino, e o projeto favorece muito o fortalecimento do aprendizado das crianças, na medida em que as crianças ampliam o seu repertório de conhecimentos”, disse a profissional, parabenizado todos os envolvidos na ação e agradecendo a parceria do Sebrae.
Por fim, a secretária adjunta de Educação, Jane Moura Santos, também agradeceu ao Sebrae que em muito tem colaborado com o município bem como parabenizou todos os alunos e equipe de profissionais das escolas municipais pelo desenvolvimento da ação: “Nossas crianças que participaram do projeto, certamente possuirão um diferencial em sua formação”. Jane explicou que para o exercício de 2019, o projeto será ampliado para mais duas unidades escolares: EMEB Roseli Aparecida Mendes e EMEB Engenheiro Chiozo Kitakawa.