De forma muito descontraída e com uma linguagem acessível atendendo todas as demandas dos espectadores, a Cia de Teatro “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade” deu um show de irreverência e interpretação, na noite desta quinta-feira (19), em Itaquá, com temas reflexivos que permeiam o dia a dia da sociedade, mas que muitas vezes são tratados com tabus, preconceito e discriminação, desse modo a proposta do grupo foi promover uma abordagem sobre temas de inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência. A ação ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes Sumiyoshi Nakaharada e contou com a presença de um público de aproximadamente 700 pessoas.

A metodologia, criada pela ONG Escola de Gente, utilizou jogos teatrais para promover a reflexão sobre o que é uma sociedade inclusiva. Composto por sete esquetes, atores e atrizes se revezaram em personagens nos quais a plateia se reconhecia com facilidade, fazendo com que todas as pessoas – com e sem deficiência – se divertissem juntas no teatro. A peça foi criada pela atriz e apresentadora Tatá Werneck.

Durante a abertura do evento, a secretária de Educação Verônica Cosmo Barbosa agradeceu a presença de todos, além do apoio da MRS Logística S.A e da ONG Escola de Gente, por ter proporcionado a Oficina e a apresentação Teatral aos munícipes. “É muito importante nós termos esse acesso à arte e à cultura para todos na medida em que na escola nós recebemos o maior grau de diversidade possível e nesse sentido precisamos ofertar eventos ao público que atinjam toda a demanda em sua diversidade,” disse a titular da pasta agradecendo ao Pedro Prata, coordenador da ONG e a Paula Loffler produtora de Espetáculo Teatral. “Vamos aproveitar este momento para ampliar o nosso olhar em arte, cultura em acessibilidade porque todos nós precisamos”, completou.