O Ginásio Municipal de Esportes “Sumiyoshi Nakaharada” de Itaquaquecetuba, foi palco da apresentação do espetáculo “Se meu casaco Voasse” na terça-feira (14). A ação foi proporcionada, de forma gratuita, pela Cia Liquidificador com apoio do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti).

O público foi composto por 500 alunos das unidades escolares: EMEB Josefa Costa de Souza Moura, EMEB Profª Roseli Aparecida Mendes, EMEB Ver. Leolino dos Santos, EMEB Guilherme Donizete da Silva dos Santos, EMEB Shozayemon Setokushi, EMEB Vice-Pref. Juraci Marchioni, EMEB, Prof. Michel Alves de Souza, EMEB Ver. João Marques, EMEB Profª Roseli Aparecida Mendes II e EMEB Ali Al Hammoud.

Presente ao espetáculo a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa agradeceu a Cia Liquidificador em nome da atriz Fernanda Mariano pela indicação do município de Itaquaquecetuba para receber o espetáculo de excelência como foi apresentado pela companhia e parabenizou toda equipe pela produção.

“O trabalho peculiar apresentado pelo grupo sugere inúmeras possibilidades para os professores explorarem o contexto da comunicação em sala de aula, haja vista a interação constante que os alunos tiveram com os atores durante a exibição do espetáculo que não apresentou uma fala se quer, mas gestos que dialogaram perfeitamente com a faixa etária de nossas crianças, possibilitando o processo de comunicação sem ruídos,”, afirmou a secretária.

A secretária explicou ainda que muitas crianças possuem dificuldade em se comunicar, fato que dificulta no processo do ensino-aprendizagem e as linguagens artísticas e o método lúdico são ferramentas que auxiliam e muito as crianças a romperem esse problema, no caso específico da narrativa deste espetáculo as crianças ainda são estimuladas a trabalharem a questão do medo, sentimento que está presente na vida de todo o ser humano, sobretudo nas crianças.

O espetáculo foi ‘inspirado no livro “O casaco de Pupa” a personagem principal é uma menina que vive cheia de medos: medo da solidão, medo que não a queiram, medo que a queiram demais, medo de voar, medo de afogar-se, medo de sentir-se perdida, medo que tudo mude, medo que tudo continue igual, medo do futuro, medo de repetir o passado, medo de não avançar, medo de dar um passo, medo dos outros, medo dela mesma…’ Fernanda Mariano, explicou que são utilizadas durante o espetáculo várias técnicas clássicas circenses, com trilha sonora original, além de dança e teatro, o intuito das artistas foi trabalhar um tema que despertasse a criatividade do público e que as crianças se identificassem com as inúmeras expressões do medo por elas vividas, por meio do imaginário infantil, disse a atriz.