A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) realizou na manhã de quarta-feira (21), por meio da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos, a abertura da “III Semana de Consciência Negra do Sistema Municipal de Ensino”, com a Exposição de Artes Plásticas “Memórias, vivências e realidades”, com trabalhos desenvolvidos por alunos e professores da rede municipal, além da participação do artista plástico Luc Souza e da artista plástica Silvana Prudêncio.
A ação ocorreu no Museu Municipal “Ângelo Guglielmo”, localizado na Praça Padre João Álvares, 49, onde a mostra ficará aberta ao público até esta sexta-feira (23), das 8h30 às 17 horas. Estiveram presentes no evento, a secretária de Educação, Jane Santos Moura, o diretor João Batista da Costa Filho, da EMEB Profª Roseli Aparecida Mendes, a vice-diretora da unidade, Márcia Batista, a professora Maisa Paes e alunos do 4º ano B, da EMEB Village.
Durante a abertura do evento Jane Moura agradeceu a presença de todos e parabenizou todas as escolas envolvidas nas ações, tanto externamente como internamente. “A data é muito importante para que possamos efetuar ações concretas visando o respeito às diferenças culturais e o combate à intolerância”.
Após esta ação, a professora Sandra Santos Ventola e o professor Michel Pinto, da equipe técnica da Secretaria, realizaram uma Contação de História e de Dança Circular alusivas ao tema da referida Semana, ação que foi muito elogiada pelas crianças e público presente que interagiram no contexto.
A artista plástica Silvana, que está expondo várias bonecas africanas explicou que iniciou a confecção destas peças há dois anos, em virtude da própria ocasião do evento na unidade onde ela trabalha, ter solicitado as peças para exposição, momento em que ela efetuou pesquisas e não parou mais de produzir obras deste gênero em técnica de bisqui. “Fiquei muito feliz com o convite da Secretaria de Educação para eu participar desta exposição, e confesso que adorei”, finalizou a artista.
A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, disse que quando ela solicitou aos técnicos da Semecti que se criasse esta semana, no ano de 2016, foi justamente pensando em acentuar o trabalho já existente nas unidades escolares a respeito da reflexão de temas sobre a diversidade étnica, racial, cultural etc. “A escola é o ambiente onde reunimos sujeitos sociais com suas múltiplas diversidades e de todo o gênero, deste modo se faz necessário promover estas ações visando intensificar o respeito ao próximo por suas diferenças e peculiaridades bem como combater a intolerância e o preconceito, visando minimizar os impactos da violência que tanto preocupa a sociedade”.
Este movimento é amparado pela Lei Municipal nº 3160 de 8 de Dezembro de 2014, que “Institui a “Semana Municipal da Consciência Negra e Anti-Racismo” no Calendário Oficial do Município de Itaquaquecetuba, além do cumprimento da LDB 9493/96, da Lei Federal 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.