No primeiro dia do projeto “Semeando o Futuro” promovido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente foram plantadas 50 mudas de árvores frutíferas. Nesta primeira etapa foram escolhidas quatro praças do Parque Marengo. O plantio contou com a ajuda dos alunos do curso de Jardinagem da Casa Aberta e de voluntários do bairro. A equipe de limpeza urbana também foi parceira do projeto e fez a remoção de mato e entulho dos locais.

O projeto foi idealizado pela primeira dama e presidente do Fundo Social, Joerly Nakashima, a dona Jô, e tem como objetivo levar a consciência ambiental aos bairros, promover a alimentação saudável por meio do conhecimento dos benefícios das frutas e a integração entre moradores e as áreas públicas.

O coordenador do Fundo Social, Benny Iwao Tsugiyama, explica que esta ação vai mobilizar a comunidade, em especial, as crianças e fazer com que elas saibam de onde vêm os alimentos, possam cuidar das árvores e ainda colher os frutos.

Foram cedidas 65 mudas de árvores frutíferas pela Secretaria de Meio Ambiente. Foram plantados pés de acerola; pitanga, amora; goiaba; mexerica pokan; limão taiti; laranja pera rio; ingá; jambo; araçá e nêspera.

A praça Jorge Amado foi a primeira a receber as mudas. Lá contou com apoio da comunidade. Pedro Henrique Rodrigues Firmino, de 9 anos, adotou o pé de amora. Ele plantou a muda ao lado da primeira dama e se comprometeu a cuidar dela. “Vou vir aqui colocar água, adubar e ver ela crescer”, disse.

De acordo com o professor do curso de Jardinagem da Casa Aberta, Igor Luiz Gonçalves, algumas árvores poderão dar frutos ainda este ano, caso da goiabeira. Outras espécies poderão ter a primeira colheita no próximo ano. A bióloga Sabrina Bonfim Afonso reforça a necessidade de que haja um cuidado especial com as árvores. “O crescimento delas vai de depender da sua manutenção e do seu cuidado, inclusive a qualidade do fruto também depende disso”.

Foram contempladas as praças “Jorge Amado” (Avenida Ferreira de Menezes com as Avenidas Gonçalves Dias e Veridiano de Carvalho) e as localizadas no cruzamento da Rua Alexandre Herculano com Waldomiro Silveira, a da Rua Luciano Damasceno, outra na Rua Euclides da Cunha e a situada na Estrada do Mandi. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Marengo também recebeu duas mudas de árvores frutíferas.