O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba irá oferecer aulas de cabeleireiro a partir desta segunda-feira (03 de abril), na Oficina Escola Karina Yamamoto (Rua Granada – 109 – Jardim Nicea). O curso é uma das novidades deste ano entre as capacitações e oficinas de geração de renda do Fundo Social.

Num primeiro momento foram disponibilizadas 20 vagas para a formação da primeira turma. As aulas serão realizadas de segunda e quarta-feira, das 8h30 às 11h30. O curso tem duração de aproximadamente dois meses (80 horas), dividido em aulas práticas e teóricas.

A metodologia inclui orientações sobre os procedimentos de regulamentação da ética profissional, relações humanas para cabeleireiro, regras de higiene e esterilização, conduta profissional, doenças do couro cabeludo, estado psicológico dos clientes. Os alunos também aprendem sobre fisionomias, cabelos, ângulo de linhas de corte, além de receber instruções sobre como lavar, escovar, colorimetria, entre outras técnicas.

As aulas de cabeleireiro fazem parte uma parceria do Fundo Social com o Estado, por meio do projeto São Paulo Solidário. De acordo com a primeira dama e presidente do Fundo Social, Joerly Nakashima, a intenção é ampliar o número de vagas futuramente.

Atualmente o Fundo Social oferece cursos de corte e costura, manicure, maquiagem, designer de sobrancelha, depilação, pintura em tecido, panificação e artesanato. Todas as oficinas são gratuitas e voltadas principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Por ano formamos cerca de 700 alunos pelo Fundo Social. Estamos trabalhando para ampliar o número de vagas nas oficinas que disponibilizamos para que mais pessoas tenham a oportunidade de obter uma qualificação e buscar uma recolocação no mercado de trabalho, uma vez que essas capacitações incentivam que os nossos alunos se formem e tenham condições de gerar a própria renda ao colocar em prática tudo que foi ensinado durante as aulas”, comentou Joerly.