Máquinas de costura, fogão industrial, mesa de corte, cadeira para manicure/pedicure e macas já ocupam as salas da Casa de Cursos do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba, inaugurado na última terça-feira (19) no centro da cidade. Inicialmente, serão oferecidos os cursos de corte e costura, panificação, manicure e pedicure, massoterapia e depilação.

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates Queroz, do prefeito Eduardo Boigues, secretários, vereadores e dos parceiros: a diretora da Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etec), Daniele Chagas, e o presidente da Frente Empresarial e Industrial de Itaquaquecetuba (Fempi), André Domeni.

Segundo a presidente do Fundo Social, a expectativa da Casa de Cursos é proporcionar um atendimento humanizado. “Esperamos que vidas sejam transformadas aqui dentro e que as pessoas tomem consciência de que o desafio, a coragem e a entrega ficam ainda mais potentes quando acreditamos em nossos sonhos. Juntos somos mais fortes.”

“O espaço foi reformado e o projeto idealizado e executado pelo Fundo Social sem dinheiro público. Os móveis, por exemplo, foram feitos com material reciclado e os equipamentos foram cedidos por empresas parceiras. Esse projeto é para ajudar as pessoas que mais precisam”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues. 

Houve 2,6 mil inscrições para as oficinas de corte e costura, manicure/pedicure e panificação, mas, inicialmente, serão 20 vagas para cada curso. A coordenação do espaço fica por conta da servidora Lucimar Gonçalves e além das salas para os cursos, há sala de espera e de coordenação, auditório e cozinha para os funcionários. 

“Estou emocionada e agradeço pela confiança que depositaram no Centro Paula Souza, do governo estadual. Nosso objetivo é melhorar a empregabilidade, o empreendedorismo e a autoestima da população”, acrescentou a diretora da Etec, Daniele Chagas.