O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba lançou a campanha “Itaquá Solidária” para ajudar as famílias que foram afetadas pelas chuvas do último fim de semana. O objetivo é auxiliar o maior número de pessoas, sobretudo aquelas que vivem em áreas de risco ou nas proximidades de córregos e rios.
A Defesa Civil do município atendeu aproximadamente 51 ocorrências envolvendo enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. Em alguns casos, famílias precisaram ir para a casa de parentes até que o local se torne seguro para o retorno.
Para auxiliar esses moradores, o Fundo Social de Solidariedade se juntou às secretarias de Desenvolvimento Social e Segurança Urbana para recolher doações de colchões, cobertores, roupas, jogos de cama, móveis, fogões, geladeiras, entre outros.
O prefeito Eduardo Boigues lembrou que o mês de janeiro costuma ser de alerta, mas que a atuação da Defesa Civil está ocorrendo de forma eficiente. “Estou acompanhando os trabalhos que estão sendo realizados pela prefeitura e providenciando o que for necessário. Mesmo assim é difícil mensurar os prejuízos e por isso a solidariedade é fundamental”, disse o prefeito.
Doações volumosas de móveis, eletrodomésticos e roupas podem ser levadas diretamente ao CEMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), que fica na rua Manoel Garcia, 160 – centro, enquanto alimentos, produtos de higiene e de limpeza podem ser entregues na sede do Fundo Social (rua Vereador José Barbosa de Araújo, 195 – Vila Virgínia).
Se o benfeitor optar pela doação em dinheiro, pode transferir o valor por Pix no CNPJ 186.121.90/0001-63 ou por meio da conta corrente no Banco do Brasil (agência 6882-9 e conta corrente 134000-X).
“Precisamos ajudar essas pessoas. As chuvas foram muito fortes e não conseguimos conter a natureza, mas podemos estender nossas mãos e doar”, finalizou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates Queroz.