Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo e Itapevi finalizaram, na sexta-feira (20), o curso de especialização em Controle de Distúrbios Civis (CDC), realizado na base da GCM de Itaquaquecetuba.

Ao todo, foram ministradas 80 horas/aula com matérias como “formação agrupada de tropa em ações de possível choque”, uso com segurança de munição menos letal (utilizada em casos de extrema necessidade), primeiros socorros, mediação de conflito e aspectos fundamentais de direitos humanos, tendo como pilar os princípios da legalidade.

Planejada com o objetivo de proporcionar conhecimentos sobre os instrumentos de menor potencial ofensivo, armamentos e equipamentos utilizados no controle de distúrbios, tudo foi feito com simulações reais em alto grau de fadiga e estresse para testar o autocontrole da tropa. O curso teve, inicialmente, 54 alunos, formando 33 operadores de choque, dos quais Itaquaquecetuba totalizou 11 policiais municipais especializados em distúrbios civis.

O prefeito Eduardo Boigues esteve presente durante o curso, bem como na formatura, e destacou o empenho e atuação da Força Azul na dissolução dos fluxos e pancadões desde o início do ano. “O trabalho incansável de nossa GCM vem sendo reconhecido na cidade. Concluímos esse curso com a certeza de que a nossa tropa está cada vez mais preparada para atender distúrbios civis de forma profissional, agindo com técnica e de forma legalista.”

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, os guardas civis estão ainda mais preparados para atuar em situações de crise. “As guardas civis têm sido solicitadas pela população a fim de intervir em desordens públicas, tais como fluxos e pancadões. A nossa cidade se tornou referência nas boas práticas de segurança urbana, praticamente extinguindo eventos clandestinos nas vias públicas da cidade. Nossa Força Azul foi prestigiada a recepcionar o curso de especialização e agora nossa Guarda se encontra ainda mais preparada para atender o munícipe.”

O subcomandante operacional Paravatti reforçou que esse curso ajudou na profissionalização dos guardas municipais. “Estamos aqui para garantir a segurança urbana da cidade e concluímos o curso com a certeza de que estamos no caminho de forma operacional”, disse. E para o comandante da Guarda, Elias Cunha, a capacitação vai auxiliar a população por meio dos conhecimentos técnicos. “O conhecimento é muito importante em todas as esferas da sociedade e, hoje, nossos GCMs estão capacitados em mais um campo de atuação.”

Estiveram presentes os vereadores Cesinha da Associação, Gilson Fidelis, Rolgaciano, Diego Estilo Raro e pastor Luiz Coutinho, os secretários de Educação, Lucas do Liceu, e adjunto do Meio Ambiente e também GCM, Siclanei Castaldi, a Ivanice do Conseg (Conselho de Segurança), além do comandante Castro, da Guarda Civil de Mogi das Cruzes, a subcomandante Gabriela, e o comandante Guarnieri, da Guarda de Poá.

De Rio Grande da Serra, compareceram o secretário de Segurança, Major Sandro, o gestor de Trânsito, Sargento Reinaldo, a secretária de Assuntos Jurídicos, Bárbara Regina, e adjunto, José Roberto, além do secretário executivo de Governo, Edvaldo Guerra.

A Secretaria de Segurança Urbana reforça que em qualquer situação de crime, como nos casos de fluxos ou paredões de som, a população pode realizar denúncias junto à Central de Operações da GCM, que atende pelo telefone 153, ou pela Ouvidoria, que atende pelo (11) 4753-1108.