Nesta sexta-feira, dia 20 de abril, as gestantes atendidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Carmo que participam do “Nascer Feliz” foram contempladas com um enxoval de bebê doado pelo Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba e receberam diversas orientações sobre os benefícios sociais disponibilizados no município, durante uma palestra com a técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Luiza Xavier.
Na oportunidade, a técnica explicou sobre os critérios para o recebimento do Bolsa Família, desconto na conta de energia elétrica, entre outros programas sociais ao qual a cidade de Itaquaquecetuba está inserida. No final do evento, as futuras mamães também participaram de um sorteio em que duas delas foram premiadas com um ensaio fotográfico para gestantes oferecido pela fotografa Sandra Paulino.
Realizado através da parceria das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e de Saúde, juntamente com o Fundo Social, o projeto “Nascer Feliz” é voltado para todas as gestantes em situação de vulnerabilidade social e/ou atendidas pela rede básica de saúde de Itaquá.
Além da UBS Jardim do Carmo, durante o mês de abril o projeto atendeu as gestantes das unidades de saúde do Maragogipe e do Louzada. Na próxima quarta-feira, dia 25, o ciclo de ações do projeto segue para a UBS do Jardim Odete (Rua Visconde de Taunay, 210 – Altos de Itaquá), onde o tema benefícios sociais será retomado, a partir das 9h.
O projeto “Nascer Feliz” prevê quatro encontros em cada unidade, envolvendo palestras e oficinas com especialistas, visando à orientação sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gravidez e outras dicas de saúde, além de temas voltados para áreas do direito social, assistência social e empregabilidade.
Ao final de cada ciclo, as gestantes que concluírem a sua participação no projeto recebem um enxoval com diversos itens para recém-nascidos (manta, casaquinho, par de sapatos, toucas, body, macacão, meias, sabonete, creme para assaduras, fraldas descartáveis e lenços umedecidos).
Mais informações sobre o projeto e como participar do mesmo, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres pelo telefone 4753-5291.