Gestantes, crianças e puérperas já podem tomar a vacina contra gripe

A Campanha de Vacinação contra Influenza segue a todo vapor em Itaquaquecetuba. Seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde, devem ser imunizadas nesta etapa as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e gestantes. As vacinas serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) do município. Ao todo são 17 postos fixos de imunização. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

A partir do dia 22 de abril a campanha será aberta para os demais públicos prioritários, que inclui idosos, indígenas, professores de escolas públicas e privadas, policiais, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades, além de adolescentes em medida socioeducativas (de 12 a 20 anos), profissionais do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A orientação do Departamento de Vigilância Epidemiológica é para também fazer a atualização da caderneta de vacina de todos os públicos incluídos na campanha.

O Dia D da campanha nacional será realizado no dia 04 de maio, sábado, em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h. Na oportunidade, equipes de saúde também farão a imunização de pessoas acamadas.

Para receber a dose da vacina basta procurar a unidade de saúde mais próxima com documento de identidade e a carteirinha de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha segue até o dia 31 de maio e a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.

PREVENÇÃO – Medidas simples como higienizar com frequência as mãos e manter os ambientes arejados podem evitar a contaminação pelo vírus da gripe. Outra dica importante é utilizar um lenço para cobrir a boca ao tossir no lugar de usar as mãos. A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba também orienta que neste período é importante ingerir bastante líquido e se alimentar corretamente.