O ciclo de ações do mês de abril do projeto Nascer Feliz foi encerrado nesta quarta-feira, dia 25 de abril, com uma palestra para as gestantes da Unidade Básica de Saúde (USB) do Jardim Odete. Na oportunidade, o tema “Empregabilidade” foi explanado pelo técnico Edinilson Rodrigues da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Conceito de empregabilidade, aspectos comportamentais, desenvolvimento da comunicação eficiente, responsabilidade dos pais na formação do futuro profissional, entre outros assuntos foram apresentados para as gestantes, que também receberam orientações sobre o projeto da enfermeira e técnica da Secretaria de Políticas para Mulheres, Lilian Pereira.

O projeto “Nascer Feliz” trata-se de uma iniciativa das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e de Saúde, juntamente com o Fundo Social, voltada para as gestantes em situação de vulnerabilidade social e/ou atendidas pela rede básica de saúde de Itaquá.

Durante os encontros com as gestantes são abordados temas diversos por até quatro meses, todos eles visando à orientação sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gravidez e outras dicas de saúde, além de assuntos ligados às áreas do direito social, assistência social e empregabilidade. Todo esse trabalho é realizado por meio de palestras e oficinas com especialistas da gestão municipal e parceiros do projeto.

Ao final de cada ciclo com quatro encontros, as gestantes que concluírem a sua participação no projeto recebem um enxoval com diversos itens para recém-nascidos, tais como manta, casaquinho, par de sapatos, toucas, body, macacão, meias, sabonete, creme para assaduras, fraldas descartáveis e lenços umedecidos.

Esse mês, além da UBS Jardim Odete, o projeto atendeu as gestantes das unidades de saúde do Maragogipe, Louzada e do Jardim do Carmo.

Mais informações sobre o projeto e como participar do mesmo, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres pelo telefone 4753-5291.