O projeto “Nascer Feliz” terá início na Unidade de Saúde da Família (USF) Josely nesta quarta-feira, dia 21 de março, às 13h, para as gestantes atendidas neste posto ou que sejam acompanhadas pela rede básica do município e tenham interesse em participar. No primeiro encontro de um total de quatro previstos será feita a apresentação do programa e haverá uma palestra sobre “Empregabilidade” para as mãezinhas. O tema será abordado por um técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Realizado através da parceria das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e de Saúde, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade, o “Nascer Feliz” é voltado para todas as gestantes em situação de vulnerabilidade social e/ou atendidas pela rede básica de saúde de Itaquá.

Além da USF Josely, a programação deste mês do projeto inclui ainda um encontro de gestantes na sexta-feira, dia 23, às 12h, na UBS Jardim do Carmo, onde as grávidas também receberão informações importantes sobre o mercado de trabalho e empregabilidade.

Na última semana, os encontros contaram com temas como planejamento reprodutivo e uma oficina de Shantala, realizadas na UBS Maragogipe e UBS Monte Belo, respectivamente.  Nesta última unidade, a primeira dama e presidente do Fundo Social, Joerly Nakashima, a dona Jô, estava presente para fazer a entrega de enxovais para as mãezinhas que concluíram a sua participação no “Nascer Feliz”.

“NASCER FELIZ” O projeto prevê quatro encontros em cada unidade, envolvendo palestras e oficinas com especialistas, visando à orientação sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gravidez e outras dicas de saúde, além de temas voltados para áreas do direito social, assistência social e empregabilidade.

No final de cada ciclo, as gestantes que concluírem a sua participação no projeto recebem um enxoval com diversos itens para recém-nascidos (manta, casaquinho, par de sapatos, toucas, body, macacão, meias, sabonete, creme para assaduras, fraldas descartáveis e lenços umedecidos).

Dona Jô afirma que o projeto tem como foco atender as primeiras necessidades do neném ao nascer. Ainda segundo a esposa do prefeito Dr. Mamoru Nakashima, os kits distribuídos às gestantes foram doados para o Fundo Social através de uma parceria feita por ela com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Itaquá, que angariou as peças com a campanha “Mãos que ajudam 2017”.

INFORMAÇÕES: Mais informações sobre o projeto e como participar do mesmo, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres no telefone 4753-5291.