A Prefeitura de Itaquaquecetuba em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Itaquá deu início à entrega dos enxovais que serão doados para as gestantes inseridas no projeto “Nascer Feliz”. A distribuição começou na última semana e se estenderá ao longo do mês de novembro em diversos pontos do município.
A iniciativa é voltada para as gestantes em situação de vulnerabilidade social e atendidas pela rede municipal de saúde. Realizado através das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e de Saúde, o “Nascer Feliz” prevê quatro encontros com palestras e oficinas com especialistas, visando à orientação das gestantes sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gravidez, amamentação e ainda o planejamento familiar. Além de informações sobre Direito de Família, Assistência Social, entre outros assuntos.
“Nosso foco é levar informação para as mãezinhas e dicas sobre os cuidados necessários durante a gestação e após o nascimento do bebê. Aproveitamos também para orientá-las quanto aos seus direitos. Ao concluirmos essa etapa, as gestantes recebem um pequeno enxoval para o neném, no entanto, o objetivo maior é prepará-las para etapa que estão vivendo”, explica a primeira-dama, secretária de Políticas para Mulheres e presidente do Fundo Social, Joerly Nakashima (dona Jô).
No dia 31 de outubro, as gestantes atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Caiuby que participaram do ciclo de encontros do projeto nos últimos meses (um total de quatro) levaram para casa um kit para o seus bebês. Na oportunidade, uma das mamães que já estava sendo acompanhada pelo projeto participou do evento já com o seu neném no colo.
A entrega foi realizada no próprio CRAS em clima de muita alegria, gratidão e ansiedade por parte das gestantes. Os enxovais incluem itens como manta, casaquinho, par de sapatos, toucas, body, macacão, meias, sabonete, creme para assadura, fraldas descartáveis e lenços umedecidos, com objetivo de atender as primeiras necessidades da criança ao nascer.
A programação deste mês do “Nascer Feliz” segue nesta quinta-feira (dia 9), com orientações para as gestantes atendidas na Unidade de Saúde da Família (USF) Piratininga, às 9 horas. Na sexta-feira (dia 10), as ações do projeto serão realizadas às 14 horas, na USF Jardim América.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres no telefone 4753-5291.