A 1ª Feira de Artesanato – Geração de Renda Inserção para Todos – realizada através da parceria da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social juntamente com a Associação Cultural, Artes, Lazer, Educação, Dança, Esportes e Entretenimento (Acaledee) reuniu artesãos de diversos segmentos nesta terça-feira, dia 26, na Praça Padre João Álvares durante o dia todo. O evento deve ser repetido entre os dias 13 e 14 de dezembro, segundo os organizadores.
Para as mamães que estão montando o enxoval do bebê, a Feira traz kits personalizados com fraldas e toalhinhas bordadas com o nome da criança ou de personagens infantis, além de trocadores, acessórios de cabelo, guirlandas para porta da maternidade e do quarto, móbiles, bonecos e enfeites decorativos em feltro ou amigurumi, entre outros.
A feira reuniu diversos itens artesanais de cozinha, como panos de pratos com pinturas diversas e detalhes em crochê, toalhas e caminhos de mesa também de crochê, além de jogos de tapetes em barbante, puxa saco em feltro, porta guardanapo, vasos, bem como outros itens para quem está preparando um “chá de panela” ou está em busca de uma lembrancinha para presentear alguém especial neste final de ano.
E, por falar em compras de Natal, a Feira comercializou copos, taças e canecas feitas com garrafas de vidro reaproveitadas. As peças são personalizadas com os brasões de diversos clubes (de acordo com a preferência de cada consumidor) para quem está em dúvida, no que comprar para o pai, cunhado ou aquele amigo secreto, que é amante do futebol.
A mulherada que adora andar cheia de acessórios encontrou na 1ª Feira de Artesanato de Itaquaquecetuba colares, brincos e pulseiras, produzidos com pedraria ou mesmo semente de frutos e árvores, além de tiara, faixas e outros itens para enfeitar o cabelo.
Todas as peças da Feira foram produzidas por alunos que frequentam as oficinas de artesanato dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Casa Aberta e da Secretaria de Turismo ou do Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba (CCMI).
De acordo com a organização, a realização foi promovida com a proposta de incentivar a geração de renda e o empreendedorismo dos expositores envolvidos.
“Contamos toda semana com a Feira de Artesanato do Turismo aqui na Praça, mas hoje quisemos promover um evento maior e com mais opções através de uma parceria com outras secretarias e entidades que realizam este mesmo trabalho, com objetivo de incentivar a geração de renda”, explicou o gestor de turismo da administração municipal, Michael Oliveira Fernandes da Silva,
Mais informações sobre o trabalho da Secretaria de Turismo voltado para os artesãos e as feiras artesanais do município podem ser obtidas pelo telefone 4754-1903 ou pessoalmente no endereço Praça Padre João Álvares número 25 – Centro.