A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba estava em patrulhamento no último domingo (12), no Jardim Maria Rosa II, com o intuito de inibir e flagrar crimes ambientais, e ouviu barulhos em áreas de mata.

A equipe flagrou dois bolivianos que cortavam árvores e tentaram fugir com a chegada dos guardas municipais. Eles foram conduzidos para a delegacia e, após a perícia no local, foi feito um boletim de ocorrência por crime ambiental.

O homem flagrado com a motosserra ficou detido no distrito policial e o outro foi liberado, sendo testemunha do crime. O auto de infração foi aplicado em 1000 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Siclanei Castaldi, ações como essa têm o objetivo de desmatar determinadas áreas para invadir. “Há muitas pessoas que vêm de outras cidades e acabam invadindo áreas rurais. Essas ações trazem problemas sérios para toda a cidade. É um cuidado que devemos ter.”

“Sabemos que a crise está aí, mas é necessário ter cuidado para não cair em golpes. Antes de comprar qualquer terreno é importante ver a documentação na prefeitura”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Denúncias de crime ambiental podem ser feitas pelo 153 da Guarda Civil Municipal (GCM).