Todas as crianças, professores e funcionários da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, em conjunto com os pais destes alunos participaram de uma “Ação de Paz” em memória às vítimas do atentado na E.E. Prof° Raul Brasil, que acaba de completar uma semana nesta quarta-feira, dia 20 de março. Durante o ato, mensagens de fé, esperança, respeito e amor ao próximo, foram manifestadas com cartazes, músicas, orações, entre outras atividades realizadas em solidariedade as famílias e demais envolvidos na tragédia que resultou em 10 mortos, em Suzano.

Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) e da Secretaria Municipal de Segurança e Urbanização, a “Ação de Paz” propôs que todas as unidades escolares parassem as atividades de ensino aprendizagem por 40 minutos para refletir sobre o ocorrido no município vizinho e na tentativa de reforçar para a comunidade e para os alunos que com a socialização primária que são interiorizadas normas e valores, bem como formas de relacionamento.

Na EMEB José Piacentini, os alunos se reuniram no pátio onde entoaram o hino nacional ao som da Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) e com bexigas brancas, cartazes com pedido de paz e desenhos de pombas brancas lembraram o ocorrido. Durante as orações e canções muitas crianças se emocionaram e foram abraçadas por professores, colegas ou pais.  Às 9h30, todos fizeram um minuto de silêncio.

A secretária municipal de Segurança, Drª Vânia Penezi Ahmad Bakr, participou das manifestações de paz no Piacentini ao lado da equipe do Projeto Sementinha do Grupo Unido de Resistência às Drogas (Guard) e da Banda da GCM. Durante as falas, professores e os responsáveis pela escola pediram que os pais participem mais da vida dos filhos e observem qualquer sinal de isolamento, tristeza ou comportamento diferente, além de reforçarem a importância de acompanhar o rendimento e escolar da criança.

Na EMEB José de Freitas Mendonça as atividades contaram com a participação da equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), da Policia Militar.

A Secretaria de Educação informa que a partir das ações realizadas nesta quarta-feira serão traçadas novas estratégias e abordagens dentro do núcleo escolar visando o combate à violência.