UPA de Itaquá registra a internação de seis pacientes, todos estão em observação
Nesta terça-feira, dia 16 de junho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Jardim Caiuby, em Itaquaquecetuba passou a funcionar como central de referência para triagem e atendimentos de casos de COVID-19 no município e servirá de hospital de campanha durante toda a pandemia, assim como o Centro de Saúde Infantil (CSI).
O espaço está equipado com um tomógrafo e 20 leitos, sendo 5 com respiradores para casos que necessitem de estabilização e controle por monitor multiparâmetro. Além disso, na portaria da unidade foi instalado um túnel de desinfecção que auxilia na higienização das pessoas que entram e saem da UPA. Pelo menos seis pacientes já se encontram internados na UPA e estão em observação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde mais 30 leitos de enfermaria serão entregues nas próximas semanas, no Centro de Saúde Infantil, onde será feito os atendimentos de baixa complexidade e funcionará como unidade de apoio. O local seria entregue em 16 de julho, mas com a flexibilização atual existe o receio do aumento de casos, por esse motivo o local passará a receber atendimentos no dia 1º de julho, uma vez que a Prefeitura vem fazendo o monitoramento do número de casos.
“Estamos entregando o equipamento para atendimento ao Covid-19 neste momento em que achamos adequado por conta da flexibilização e de um possível aumento de casos, sabemos que o número de respiradores é insuficiente, mas já foram solicitados 10 aparelhos ao Governo do Estado”, explicou o secretário Municipal de Saúde, William Harada.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde todos os casos de urgência e emergência que não se tratam de suspeita do novo coronavírus devem ser direcionados para o Centro de Saúde 24 horas, que funciona, no Centro da cidade.