Como parte integrante da “III Semana da Consciência Negra do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba”, o III Desfile de Modas Afro da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Itaquaquecetuba ocorreu na quinta-feira (22), tendo como protagonistas as alunas da EMEB Prefeito Benedito Barbosa de Moraes.

A ação foi realizada no pátio da unidade escolar.  O evento é mais um dos compromissos social/educacional da Semecti com total apoio do prefeito Dr. Mamoru Nakashima.

Elegância, beleza, criatividade, emoção e, sobretudo o protagonismo das crianças da comunidade local, ditaram a desenvoltura do III Desfile Afro e encantou a plateia, formada por alunos da própria escola, por alunos convidados da EMEB Prof. Alceu Magalhães Coutinho, por integrantes da equipe de supervisão da Semecti, professores e equipe gestora da unidade. A organização e execução do evento ficou a cargo da equipe docente com total apoio da gestão escolar, tendo à frente a coordenadora pedagógica da escola a profª Selyara Belo, que proporcionou aos espectadores primeiramente uma reflexão sobre questões como: o motivo da escolha da data da Semana da Consciência Negra e a justificativa de tal seleção.

A profissional explicou ainda ao público presente sobre assuntos pertinentes a ideia de moda e o contexto social, bem como que cada traje traduz em si a identidade de um povo e as cores e estampas da moda atual afrodescendente demonstrando a cultura africana em nosso país. “O desfile mobilizou todas as crianças que participaram, foi muito importante para elas sentirem-se protagonistas de sua história por meio de sua identidade afrodescendente”, disse Selyara.

A secretária de Educação, Jane Moura Santos, agradeceu e parabenizou toda equipe técnica da unidade escolar e, sobretudo, as crianças que protagonizaram o espetáculo: “Propiciar este tipo de evento à comunidade local é protagonizar a diversidade e a igualdade por meio da moda africana que muito contribuiu e contribui atualmente com a beleza e criatividade neste aspecto”. A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa enfatizou a importância do evento: “Por meio das roupas, acessórios, cabelos, pinturas etc., isto é, pela moda é possível propagar o tempo histórico bem como pelo modo de ser, pela personalidade, pelos interesses e por outras características que demonstram em que os sujeitos sociais se encontram inseridos num contexto social que remonta à sua ancestralidade e estas ações são manifestadas por meio de comportamentos disseminados por procedimentos comunicativos e culturais”.

A equipe técnica do evento contou com a diretora: profª Andreia Silva Santa, vice-diretora profª Ângela Eloisa Martins, coordenadora Pedagógica Selyara Belo e Cruz.

A decoração ficou a cargo das professoras Sandra Maria Bambilha Gindro, Crislaine Pereira Ponciano Trindade e do funcionário Carlos Roberto Bezerra. Apoio de figurino: Luciana Santos Feliz e Brito (mãe de aluno) e as profªs Eliane Souza Siqueira Vigário, Karina Alves Meirena e Elaine da Silva Siqueira Leite. Apoio na confecção de bonecas Abayomi: Rosa Maria Paula de Assis (funcionária) e todo o corpo docente e discente da unidade. As 29 crianças que compuseram o desfile são alunas afrodescendentes do 1º ano A, dos 2ºs anos A e B, dos 3ºs anos A e B, dos 4ºs anos A e B e dos 5ºs anos A e B.