Diariamente, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba atende todos os tipos de ocorrências que vão desde auxílio ao munícipe até crimes mais graves como tráfico de drogas e roubos. Entre janeiro a junho de 2021, se comparado com o mesmo período do ano passado (2020), o município obteve uma queda significativa nos índices de violência e um aumento na produtividade.
Os dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) apontam que, em seis meses, houve 10,6% menos mortes por homicídio doloso; 12% menos nos roubos de cargas; 3,7% menos nos roubos em geral; aumento de 30% em flagrantes de tráfico; aumento de 18% nos autos de prisão em flagrante; aumento de 23,4% nas apreensões de armas de fogo (retirada das ruas) e aumento de 18,9% de autos de prisão em flagrante delito.
O prefeito Eduardo Boigues explica que a segurança é uma das prioridades, pois a partir dela é possível pensar na construção de uma cidade independente. “Sabemos o quanto a segurança é fundamental e nós temos a satisfação de contar sempre com a Polícia Civil e Militar, dando apoio aos nossos guardas civis que desempenham um trabalho excepcional à frente da nossa cidade. Um trabalho em conjunto, uma parceria que tem trazido excelentes resultados. Aqui, não tem divisão, somos todos uma equipe só de segurança pública”.
O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explica que Itaquaquecetuba era conhecida como uma cidade violenta, mas agora, a população conta com os diversos subgrupamentos da GCM, como Guarda Ambiental, Canil, Rotam (Rondas ostensivas Táticas Motorizadas) e Romu (Ronda ostensiva Municipal), diminuindo a criminalidade.
“A população contribui com a segurança quando realiza denúncias, isso é positivo, pois quanto maior for o número de ocorrências, maior é o combate ao crime. Atuamos em todas as frentes, o que traz números significativos em dados oficiais. E esse trabalho só vai crescer. Para denunciar, o número é o 153”.