Foi prorrogado o período de inscrições para os interessados em disputar as eleições do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Itaquaquecetuba para o biênio 2017/2019. O munícipe que quiser disputar o pleito deve procurar até o dia 29 de dezembro, à Casa dos Conselhos (Avenida Presidente Tancredo Neves, número 169, bairro da Estação) para se inscrever. No mesmo local, o candidato poderá retirar o edital que estabelece todos os critérios necessários para a participação na disputa. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h,
A inscrição também pode ser feita no Centro de Convivência da Melhor Idade (Rua Manoel Garcia, 160 – Centro), assim como a retirada do edital. O espaço também funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Por falta de quórum para a realização do pleito, as inscrições seguem até o final do mês. Assim como a eleição também será adiada e não acontecerá mais no dia 13 de dezembro.
Somente poderão concorrer à eleição representando a sociedade civil, os candidatos que preencherem os seguintes requisitos: morar em Itaquaquecetuba; ter idade superior a 18 anos e fazer parte de alguma entidade ou organização não governamental de defesa ou atendimento a pessoa idosa ou grupo da melhor idade.
Para se inscrever, o interessado deve formalizar o seu pedido de registro de inscrição, por meio de impresso preenchido de próprio punho, que está disponível na sede da Casa dos Conselhos, e apresentar a documentação necessária, tais como cédula de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), comprovante de residência (com emissão em até 60 dias contado da data de inscrição) e a indicação da entidade ou grupo da terceira idade a qual representa, conforme o modelo fornecido pela comissão eleitoral.
CMI Cabe ao Conselho Municipal do Idoso Itaquaquecetuba formular diretrizes para o desenvolvimento das atribuições de proteção e assistência que o município deve prestar aos idosos, nas áreas de sua competência, além de estimular estudos, debates, pesquisas, objetivando prestigiar e valorizar aos idosos. O CMI deve propor medidas que visem garantir ou ampliar os direitos dos idosos, eliminando toda e qualquer disposição discriminatória, assim como incrementar a organização e a mobilização da comunidade idosa. É função do conselho, estimular a elaboração de projetos que tenham por objetivo a participação do idoso, nos diversos setores da atividade social, examinar e dar encaminhamento a assuntos que envolvam problemas relacionados aos idosos e criar um regimento interno para o funcionamento do CMI.
ELEIÇÃO No dia 31 de janeiro de 2018 será realizada a votação para a escolha dos novos membros do CMI. A eleição deve ocorrer das 8h às 14h, no Centro de Convivência da Melhor Idade (Rua Manoel Garcia, 160 – Centro). Sendo que para votar, o eleitor deverá apresentar documento de identidade oficial com foto e título de eleitor, podendo usar o comprovante de votação da última eleição ou certidão de regularidade expedida pelo Cartório Eleitoral. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 4732-2840 / 4647-0155.