São 15 vagas distribuídas entre os três equipamentos da cidade

Estão abertas as inscrições para a eleição dos membros que vão compor os três equipamentos do Conselho Tutelar de Itaquaquecetuba ao longo dos próximos quatro anos (2024 a 2028). As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de maio na Casa dos Conselhos, localizada na avenida Uberaba, 114 – Vila Virgínia, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Para concorrer, é necessário ter 21 anos ou mais, morar na cidade, ter experiência comprovada na área de defesa ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente, ter concluído o ensino médio, entre outros. O edital completo com o calendário para o processo de escolha dos 15 membros pode ser conferido pelo link: bit.ly/421g8Vw.

No ato da inscrição é necessário apresentar documentos como RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, certificado de quitação eleitoral, certidão negativa de antecedentes criminais, diploma ou certificado de conclusão do ensino médio e comprovação de experiência na área. A eleição será realizada no dia 1º de outubro.

“O Conselho Tutelar é um dos principais órgãos de atendimento à população. É o que está na ponta, fazendo desde o acompanhamento diário ao atendimento às ocorrências. Uma eleição como essa reitera o compromisso democrático do órgão”, disse a secretária interina de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Monteiro.

Como detentor de mandato eletivo, o membro não é incluído na categoria de servidor público em sentido estrito, sendo assim, não gera vínculo empregatício direto com a administração municipal. Entretanto, o prefeito Eduardo Boigues aproveitou o momento para reforçar a importância do contato com esses profissionais.

“Os conselheiros são grandes parceiros da prefeitura. É ao lado deles que nossos assistentes sociais e técnicos do desenvolvimento social trabalham e elaboram planos diariamente, com acolhimento e atendimento responsável. Um belíssimo trabalho que se complementa e ganha ainda mais força”, completou.