A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) realizou nesta quarta-feira (25) uma formação continuada sobre “Intimidação Sistemática ou Bullying”. O evento teve como público alvo, os coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino.
Segundo a diretora do Departamento Pedagógico Eliana Silva, a ação teve como objetivo estabelecer as diretrizes para execução da reunião pedagógica, propondo reflexão sobre o comportamento humano no espaço escolar e as consequências na vida em sociedade a partir de reflexões sobre Intimidação Sistemática ou Bullying.
A apresentação dos estudos históricos sobre a Intimidação Sistemática ou bullying, apresentaram referenciais teóricos e estatísticos que reiterou a necessidade de abordar o tema no ambiente escolar.
Na oportunidade, foram colocadas indagações como: O que caracteriza a Intimidação sistemática? O que é, como prevenir, as consequências destes atos, na vida dos alunos e das famílias, repensando no papel da escola para minimizar tais comportamentos que atravessam os muros da escola e estão presentes nos diversos contextos sociais.
“Assim sendo, foram propostas atividades em grupo para sistematizar as discussões e afirmar ainda mais a importância da escola e dos professores na valorização de cada indivíduo, garantindo o respeito e o direito da pluralidade, a diversidade dentro do espaço escolar e fora dele”, explicou Eliana.
A secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou ainda sobre a necessidade de traçar objetivos específicos que visem à organização de ações pontuais envolvendo toda a comunidade escolar, reprimindo comportamentos que favorecem atitudes de intimidação sistemática que tem reflexo direto nas relações sociais de todo e qualquer espaço. “Além de cumprir a lei nº 13.185/15, que institui o Programa de Combate a Intimidação (Bullying) em território nacional, vale ressaltar que a base Nacional Curricular Comum, em uma de suas dimensões considera de suma importância o aspecto afetivo para o desenvolvimento global do aluno, com base nesses dois eixos as unidades escolares irão promover ações pedagógicas ao longo do ano letivo,” finalizou a titular da pasta.