A cidade de Itaquaquecetuba está participando da competição Recicla com Km Solidário, em parceria com a ONG Espaço Urbano, por meio do projeto Recicla Cidade, para incentivar a prática esportiva e a educação ambiental no município. A ação é encabeçada pelo Fundo Social de Solidariedade e pelas secretarias de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer.

Para participar, o interessado deve baixar o aplicativo Km Solidário, disponível para Android e iOS, fazer o cadastro com o e-mail, escolher o Instituto Aromeiazero e entrar no grupo com o código reciclaitaqua. Basta clicar em “nova atividade”, definir se vai caminhar, correr ou pedalar e clicar em “iniciar”. Também é possível deixar sincronizado. As atividades físicas podem ser computadas pelo celular ou por um smartwatch/smartband.

A quantidade de quilômetros registrada em cada grupo do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) será dividida pela quantidade de habitantes da cidade de acordo com a população estimada para 2020. O município que mais se movimentar até 12 de dezembro ganhará uma estação de reciclagem ou um prêmio equivalente na área ambiental.

“Esse projeto pode melhorar a nossa saúde e ainda ajudar o meio ambiente. Vamos correr para que a cidade ganhe a competição”, disse o prefeito Eduardo Boigues. “É só fazer sua atividade, registar no aplicativo e contribuir com mais essa ação por uma Itaquá mais sustentável”, acrescentou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates Queroz.

O regulamento está disponível neste link: https://tinyurl.com/EspacoUrbano.

ECO ITAQUÁ

A cidade também abraçou outras frentes do projeto da ONG, que leva o nome de Eco Itaquá. Por meio da mobilização de escolas, estabelecimentos comerciais, associações e igrejas, tampinhas de plástico já começaram a ser arrecadadas.

Outro destaque do projeto é o Eco Bazar, que será inaugurado em breve no centro da cidade. A troca de embalagens longa vida e de tampinhas será feita por meio de uma moeda social que leva o nome de Ecocash.

Vinte embalagens longa vida de qualquer tipo, abertas e higienizadas, ou 1 kg de tampinhas valem uma Ecocash e, assim, o doador poderá juntar as moedas para trocar por alimentos, produtos de limpeza ou de higiene pessoal no bazar.