Os coordenadores do sistema municipal de ensino de Itaquaquecetuba participaram da apresentação da proposta do Programa de Desenvolvimento Colaborativo, realizado pela equipe da Revista Nova Escola. A ação foi realizada no Centro Municipal de Educação Adamastor, na cidade de Guarulhos, juntamente com profissionais desta cidade e do município de Ferraz de Vasconcelos, no último dia 7.
A apresentação desta ação foi elaborada também em parceria com a Fundação Lemann e com o Google.org, que se uniram para a criação de uma plataforma digital que oferecerá planos de aula alinhados com a Base Nacional Comum Curricular. A previsão para que o lançamento desta plataforma aconteça é meados de 2018.
De acordo com a professora Rosa Maria da Silva Coelho, da equipe técnica do Departamento de Coordenadoria Pedagógica, o momento foi de aprendizagem e descobertas dos planos de aula de matemática, que serão analisados e aplicados nas salas do 1º aos 5º anos. “Todo esse trabalho será realizado através das intervenções dos coordenadores nos momentos de estudos nas unidades escolares que serão realizados juntamente com a equipe docente para obter grandes resultados em nossa rede.”
Segundo informou a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquá (Semecti), o Programa de Desenvolvimento Colaborativo Nova Escola vai oferecer formação para coordenadores pedagógicos (ou profissionais com cargo similar) e professores participantes, encontros para discussão sobre o uso dos planos, impacto nas práticas docentes e na aprendizagem dos alunos, plataforma para gestão e uso dos planos de aula.
E ainda encontros para relatório personalizado para o sistema municipal de ensino de Itaquaquecetuba sobre o impacto do uso dos planos de aula na prática pedagógica e também oportunidade de sensibilizar de forma acentuada os professores quanto à criação de planos de aula que serão disponibilizados para todos os professores brasileiros e valorização da experiência e da opinião dos educadores da rede.
Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a continuidade da participação nesta ação de profissionais do sistema de ensino de Itaquaquecetuba só tende a acrescentar ao desenvolvimento das aulas no dia a dia dos professores por meio de experiências eficazes proporcionadas pela Nova Escola. “Quanto à eficiência do programa, os professores além de contribuírem para construção dos planos, ainda praticam e reconhecem o uso da ferramenta,” disse Verônica.
Está participando do Programa de Desenvolvimento Colaborativo Nova Escola, neste primeiro semestre de 2018, as seguintes unidades escolares municipais: EMEB Ítalo Adami, EMEB Rui Alberto Pestana Henriques, EMEB Maria Cristina Diniz de Almeida, EMEB Profº Alceu Magalhães Coutinho, EMEB Gentil de Moraes Passos, EMEB Jornalista Roberto Marinho, EMEB Profª Roseli Aparecida Mendes, EMEB José Piacentini, EMEB Guilherme Donizete Silva dos Santos, EMEB Profº Michel Alves de Souza, EMEB Charles Henry Tyler Townsend, EMEB Floro da Silva, EMEB Josefa Costa de Souza Moura, EMEB José Marinho Ferreira, EMEB Profª Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo e EMEB Vereador Antônio Rodrigues Gallego.