A expectativa de vida do brasileiro vem subindo a cada ano. De acordo com último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, a média era de 76 anos. Com essa nova realidade e a população vivendo cada vez é preciso repensar as ações governamentais. É justamente pensando na melhor idade que Itaquaquecetuba realiza a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no dia 22 de março.
O tema escolhido é: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. Serão abordados temas como assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura e esporte e lazer. Outro aspecto de destaque é a educação e o enfrentamento da violação dos direitos humanos dos idosos.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Benny Iwao Tsugiyama, é o presidente do Conselho Municipal do Idoso e destaca que o conselho atuou fortemente no ano passado no acolhimento de denúncias de maus tratos que foram acompanhadas e encaminhadas para as respectivas secretarias, como Saúde e Desenvolvimento Social para dar andamento aos casos. “Muitos idosos não têm conhecimento do que eles têm direito e vamos atuar para divulgar isso”, completou.
De acordo com Benny, uma das principais tarefas é a criação do Fundo Municipal do Idoso que irá permitir a captação de recursos que serão aplicados para a melhor idade. “Acreditamos que tenha parceiros que queiram ajudar, mas sem isso a gente fica de mãos atadas”, disse. Da conferência também sairão propostas para serem colocadas em prática ao longo do ano pelo conselho e para serem levadas para análise da Prefeitura. O evento é aberto ao público e gratuito. Será realizado na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, das 9 às 15 horas, na Rua Araxá, 141, na Vila Virgínia.