A coordenadoria da Defesa Civil de Itaquaquecetuba recebeu uma comitiva estadual para avaliar três pontos críticos da cidade após as chuvas dos últimos dias. Estiveram presentes a Defesa Civil estadual, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Corpo de Bombeiros da capital para dar suporte técnico nos bairros Chácara Cuiabá, Louzada e Maria Rosa. As secretarias de Habitação, Obras e Serviços Urbanos acompanharam.
Antes dos trabalhos em campo, o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa, atendeu a equipe para tratar sobre a importância do amparo técnico recebido. “O governo estadual tem amparado a cidade. Temos recebido vários recursos para o seu desenvolvimento e esse contato é fundamental para uma cidade que foi desassistida por anos.”
O primeiro bairro a ser visitado foi a Chácara Cuiabá por conta de dois blocos de um prédio que foi parcialmente interditado por risco de desabamento. No bairro Cidade Nova Louzada, a equipe verificou o que é necessário para conter um possível desmoronamento de uma residência.
O último local foi o bairro Maria Rosa, onde há uma construção na base de uma rocha que pode ceder a qualquer momento. Após a vistoria, a equipe técnica estadual fez o laudo com as ações para a resolução do problema. “As maiores tragédias ocorrem justamente quando ninguém espera. Por isso o alerta é essencial para salvar vidas”, disse o coordenador da Defesa Civil do município, Anderson Marchiori.
“O ponto estrutural é a base que conta na avaliação da Defesa Civil, por isso não é algo superficial. Precisam ter um olhar minucioso, já que vidas estão em jogo. É um trabalho sério que tem todo o nosso apoio e respaldo”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues. Em casos de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente pelo 199.