Com objetivo de trazer um projeto teatral, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), realizou reunião com a coordenadoria da ONG Escola da Gente do Rio de Janeiro e com a produção do espetáculo e equipe técnica, visando efetivar a vinda do “Teatro Acessível: arte, prazer e direitos” e ainda uma formação continuada para a cidade.
Durante o encontro entre a responsável pela pasta, Verônica Cosmo Barbosa e a equipe ficou acordado que a referida formação continuada vai ocorrer no dia 18 abril e a produção teatral será no dia 19 de abril, às 19h, tendo como público alvo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), profissionais do departamento de Educação Especial da Semecti e comunidades afins, por tratar-se de uma temática que possui linguagem adequada para pessoas a partir de 11 anos de idade, conforme explicou o coordenador da ONG Escola Pedro Prata.
A secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, disse que a cidade esta de portas abertas às parcerias: “Ficamos muito mais felizes quando esses espetáculos são acompanhados com formações para os professores, ainda mais numa temática importante que é a acessibilidade,” finalizou a titular da pasta agradecendo os presentes pela parceria e a MRS Logística, patrocinadora do espetáculo, por propiciar esta ação à cidade.
Idealizada pela Escola de Gente em 2011, a campanha “Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos” tem por objetivo garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e baixo letramento, entre outras condições, na vida cultural de suas cidades. Para isso, percorre o Brasil oferecendo teatro gratuito e acessível a crianças, adolescentes e jovens. Em 2013 a campanha foi incorporada como ação e conteúdo de política pública pelo Ministério da Cultura.
A Campanha é mais uma ação da Escola de Gente que, desde a sua fundação, já sensibilizou para a causa da inclusão mais de 400 mil pessoas em todas as regiões do Brasil e em 16 países das Américas, Europa, Oceania e África. Por sua atuação, a Escola de Gente recebeu 21 reconhecimentos nacionais e internacionais, como o “Prêmio Direitos Humanos 2011” da Presidência da República na categoria “Direitos de Pessoas com Deficiência”. É a mais alta condecoração na área dos Direitos Humanos. (Informações do http://www.teatroacessivel.org.br/)