A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba promoveu, nesta quarta-feira (6), no auditório da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, uma palestra e uma oficina com a ONG Mamas do Amor. O encontro faz parte da programação da cidade em alusão ao Outubro Rosa.

Com o objetivo de prevenir o câncer de mama, o evento começou com o testemunho da fundadora da ONG, Fernanda Chahin Bali de Aguiar, que recebeu o diagnóstico de câncer nas duas mamas em 2016 e teve a ideia de fundar a organização para dar a chance de mulheres mastectomizadas recuperarem a autoestima.

Após sua apresentação, as participantes do encontro confeccionaram próteses mamárias com meias de nylon e alpiste. As próteses produzidas foram doadas para o projeto social, que repassa às mulheres. Ao todo, já foram feitas 8 mil doações.

De acordo com a palestrante, a prótese externa chega a custar R$ 500, o que encarece o tratamento. “Quando você sente na pele, valoriza mais a vida, mas esse valor da prótese não é acessível para todas as mulheres. Então criei esse projeto, que hoje conta com voluntários na confecção das próteses, apoiadores e doadores de material.”

“Este mês de conscientização é muito importante para reduzirmos a mortalidade por câncer de mama, seja com o autoexame ou a mamografia. Vamos buscar cada vez mais benefícios para a nossa população”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Hadla Issa, secretária de Políticas para Mulheres, aproveitou a ocasião para contar que as mulheres poderão se inscrever na secretaria para receber o encaminhamento e realizar o exame de mamografia na Plena Saúde. “Conseguimos essa parceria e faremos a inscrição para 750 encaminhamentos até o fim deste mês. É uma grande conquista”, comemorou.

A secretaria fica na avenida vereador João Barbosa de Moraes, 448B – Vila Zeferina, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para mais informações é o 4753-5291.