Nos dia 6 e 7 de junho, a equipe técnica do Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação (NAPA) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), participou do III Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, em Minas Gerais. A ação foi realizada no Espaço Cultural da Urca, localizado no centro da cidade.

Representaram a cidade as professoras: Fátima Laudelino, Fernanda Santos, Gisele Okagawa, Marysol Krauskopf, Pryscila Laera, Rosa Coelho e Viviane Cláudio. Participaram do evento, educadores de todos os estados do Brasil.

De acordo com a GSC Eventos Especiais, empresa de empreendimento e organização em eventos culturais, científicos e de negócios, organizadora do evento em parceria com o Instituto Federal de Poços de Caldas, o Congresso tem o intuito de refletir sobre as implicações das políticas educacionais nas redes educacionais; reconhecer o educando como sujeito de direitos, protagonistas em diferentes sentidos, experiências e horizontes; e analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da educação da infância e juventude, visando uma educação de qualidade. Também tem o objetivo de reunir contribuições científicas, através de trabalhos apresentados pelos congressistas, com o propósito de discutir e apontar resultados de pesquisas e estudos, propor novas intervenções e indicar necessidades de novos estudos em cada área de abrangência da educação, através de submissão de trabalhos científicos.

O Congresso contou com a participação dos palestrantes: Gaudêncio Frigotto que discorreu quanto a Educação Básica e o papel docente: os dilemas e desafios do presente; Marilucia Ferreira que tratou sobre os Instrumentos Organizacionais da escola e a convivência ética; Lorena Temponi Boechat, Tiago Caproni Tavares e Matheus dos Santos com Os desafios da Educação para a Indústria 4.0; Luiz Antonio Torelli sobre a Importância do Professor na transformação de seus alunos em leitores: novos caminhos para o incentivo a leitura; Luciano Sathler Rosa Guimarães sobre o Cyberbulling e Blended laerning: dos riscos e como mitigar essa agressão; também contou com minicursos, cases e apresentação de trabalhos científicos.

De acordo com as participantes de Itaquaquecetuba, a relevância dos temas abordados durante o evento muito colaborou para ampliar os olhares diante das perspectivas da educação atual promovendo reflexões acerca dos encaminhamentos da educação em nosso município. Destacaram ainda quanto os aspectos relacionados à formação docente abordados pelo palestrante Gaudêncio Frigotto foram pontuais, ao afirmar que: “Não pode haver formação sem teoria. A teoria pedagógica é o acúmulo de conhecimento sobre a realidade, ser professor é preparar-se científica e tecnicamente; é ter especificidade, pois para ministrar aula, não basta apenas ter conhecimento, é preciso reconhecer e ter preparo para esse conhecimento”. A equipe do NAPA, disse que Gaudêncio destacou ainda, que a educação básica deve dar base, ou seja, garantir o desenvolvimento da ciência, arte e cultura sustentando a ideia que “somente nos espaços públicos se atende os direitos universais, garantindo a formação cidadã.”

 A equipe do NAPA disse que o congresso promoveu importantes reflexões, ampliando o repertório técnico das participantes. Destacaram a importância destes momentos para o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido no município.

 A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, disse que a participação de profissionais da Semecti em eventos desta envergadura se faz necessário. “Além da qualidade do evento, materializado por meio das palestras e minicursos, a relação interpessoal entre as participantes é fundamental nestes encontros para a aquisição de novos conhecimentos, troca de experiências, ainda mais quando se trata de um país continente, como é o caso do Brasil em que as realidades são muito diferentes, em todos os sentidos,” destacou Verônica.

Já o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, parabenizou toda a equipe do NAPA e disse que a atualização de profissionais da Semecti é de extrema importância para a manutenção e ampliação da qualidade educacional de Itaquaquecetuba.