Há poucos dias, o poder executivo municipal recebeu com satisfação a notícia de que a cidade de Itaquaquecetuba fechou o primeiro semestre de 2018 com saldo positivo no que diz respeito à empregabilidade.

Segundo informações do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego – Caged, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, de janeiro a junho deste ano foram registradas 7.604 admissões contra 7.214 demissões (uma variação absoluta de 390).

Ao analisar tais resultados, para a administração pública municipal, boa parte deste resultado é fruto dos esforços e políticas públicas realizadas em prol da empregabilidade e de uma melhor qualificação profissional da população itaquaquecetubense. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por exemplo, disponibiliza cursos (informática), mantém parcerias e desenvolve ações, programas e palestras com esta finalidade.

A existência de uma Comissão Municipal do Emprego – CME atuante na cidade é outro importante fator, pois, compete a este grupo a proposição de metas e diretrizes para a aplicação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das ações, que visam a inserção da população num contexto social e econômico. Em outras palavras, trata-se de um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo (constituído por representantes do Governo, Trabalhadores e Empregadores), de forma paritária que tem como finalidade consubstanciar a participação da sociedade organizada na administração de um Sistema Público de Emprego em nível municipal.

A administração pública local, portanto, segue implementando políticas públicas pontuais/segmentadas, mas que no conjunto da obra, representam um diferencial favorável quanto à qualificação profissional e empregabilidade dos munícipes: “Nossa intenção é dar continuidade a estas ações e criar outras de interesse econômico/social para que, no decorrer dos próximos meses, possamos melhorar ainda mais a posição do município no ranking de empregos, proporcionando melhores condições de vida à população da cidade”, conclui o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Asato.