O Dia da Independência do Brasil em Itaquaquecetuba foi marcado pelo Desfile Cívico que teve a participação de 5 mil pessoas distribuídas em 35 pavilhões/secretarias, associações e clubes.

Na ocasião, viaturas da Guarda Civil Municipal, das secretarias de Serviços Urbanos e Saúde, motocicletas de clubes e ciclistas abrilhantaram o momento que teve a abertura feita pela corporação musical Lyra Mauá regendo os hinos Nacional e da Independência do Brasil.

A organização do desfile foi feita pela Secretaria de Cultura com o suporte das demais pastas e estiveram presentes, além do público geral, o secretariado, vereadores, autoridades, padres, pastores, o prefeito Eduardo Boigues e a primeira-dama Mila Prates Queroz.

Algumas entidades e associações fizeram o grito de guerra durante suas paradas, trazendo a emoção para quem acompanhava a apresentação. Também desfilaram pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e uma das futuras estudantes da Escola Bilíngue para Surdos agradeceu e expressou em Língua Brasileira de Sinais a sua felicidade pela inauguração da escola, que será no próximo dia 15.

O prefeito aproveitou a ocasião para reforçar que a cidade é de todos, acolhendo os bolivianos que passaram pelo desfile. “Nós estamos aqui em respeito à nossa pátria, em nome da tradição que não pode ser esquecida. É importante trabalhar nossos direitos e deveres cívicos para que as crianças pratiquem a cidadania.”

Quem passou pela praça Padre João Álvares também pôde apreciar as tendas com serviços de utilidade pública realizados pelas secretarias, como a feira de adoção consciente de animais, doação de mudas vindas de compensação ambiental, a orientação do descarte correto de resíduos, feira de artesanato e orientação jurídica sobre habitação.

Para a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa, a Nena, o dia foi de reconstrução cívica e cultural. “Organizamos um momento especial que foi aberto para todas as entidades sociais. Trouxemos várias religiões para celebrarem os 462 anos da cidade e fomos surpreendidos com tantas apresentações maravilhosas. Nossa cidade merece.”

A programação do dia contou ainda com a Marcha para Jesus, organizada pelo Conselho de Pastores de Itaquaquecetuba (Compi), que teve saída de frente da prefeitura e destino ao Largo da Vila São Carlos com louvores, shows e pregação. Cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes.