A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está promovendo uma série de atividades em alusão ao mês da Consciência Negra. Exposições, palestras, feira, roda de capoeira e samba marcam a programação que vai até o fim de novembro.

Nesta quarta-feira (17), o projeto Cultura Itinerante estará nos bairros Jardim Miraí e Patrícia e, na próxima quarta (24), será a vez do Jardim Odete e da Chácara Escolástica, sempre das 10h às 16h.

A exposição O legado da África em nós também começa nesta quarta e vai até o dia 30, das 8h às 17h, no saguão da Secretaria de Cultura (rua Vereador João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia). Nesta sexta (19), no mesmo local, será realizada uma contação de história sobre orixás, às 14h, uma palestra sobre anemia falciforme, às 15h, e samba de roda, às 18h.

De acordo com a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa, a Nena, a data traz a reflexão da importância de celebrar a cultura negra. “A cultura negra está inserida no nosso dia a dia, por isso é fundamental que possamos lembrar e dar a importância que a data merece.”

O Clube do Livro vai trabalhar a obra Quarto de Despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus, na quinta (18), às 10h, de forma on-line (o link pode ser solicitado via WhatsApp 11 96818-6274), e no dia 30, no mesmo horário, na biblioteca que fica dentro da secretaria. No dia 25, às 15h30, será realizado um sarau e no dia 26, às 19h, dança dos orixás.

De quinta (18) a sábado (20), a praça Padre João Álvares, no centro, abrigará uma feira de artesanato das 10h às 18h. Ainda no dia 20, Dia da Consciência Negra, a programação seguirá com a exposição Antigos Carnavais, congada, roda de capoeira, roda de samba, sarau literário e desfile a partir das 10h.

“O Dia da Consciência Negra simboliza luta e resistência. Precisamos acabar com o racismo e com qualquer tipo de preconceito. Vamos realizar um evento bonito, trazer conhecimento, consciência e cada vez mais cultura para Itaquá”, disse o prefeito Eduardo Boigues.