A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada hoje, 22, e reuniu cerca de 200 pessoas que participaram ativamente das atividades. O tema escolhido foi: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. Das discussões saíram propostas e foram eleitos os delegados para representar a cidade na conferência estadual.
A eleita delegada titular é Solange Silva da Luz e como suplente, Ilsa Maria Goli. Como representante do poder público são a assistente social do Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquá (CCMII), Monalisa Nunes Vieira e a psicóloga do Centro de Referência da Assistente Social (Cras) do Caiuby, Tathiane de Carvalho Pimentel. Elas irão levar as revindicações aprovadas nesta conferência municipal para a etapa estadual.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Social e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Benny Iwao Tsugiyama, está satisfeito com a participação e afirma que a partir das demandas apresentadas tanto o conselho quanto a administração terão metas a cumprir. “A partir dessa conferência vamos lutar para atender o que eles solicitam”, afirma.
A primeira dama e secretária de Política para Mulheres, Joerly Nakashima, a dona Jô, também acompanhou os trabalhos e discursou sobre o empoderamento dos idosos e a luta pela autonomia e qualidade de vida deles. “Hoje vocês vão decidir pelo nosso futuro, por isso, essa conferência é tão importante. Cuidar de vocês é cuidar de nós”, disse. Participaram os secretários de Administração e Modernização, Renato Moreira e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Asato.
Entre as propostas aprovadas estão: contratação de médicos geriatras; melhorar as plataformas das estações da Companhia Paulista de Trem Metropolitano (CPTM), Manoel Feio e Aracaré; criação do Fundo Municipal do Idoso; criação de uma vigilância socioassistencial para acompanhar a violação dos direitos dos idosos, entre outras.
Na conferência estadual serão eleitas as melhores propostas paulistas que serão discutidas na conferência nacional. A Conferência de Itaquaquecetuba foi realizada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, espaço cedido pelo bispo Clóvis Cézar, autorizado pelo presidente da estaca, André dos Santos Franco.