O município de Itaquaquecetuba está entre as dez cidades do Estado de São Paulo que mais realizou busca ativa no enfrentamento e combate à tuberculose. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi premiada esta semana pelas ações desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica em parceria com as casas de acolhimento que atendem pessoas em situação de rua e usuários de entorpecentes, juntamente com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e as igrejas da cidade.
Para os 645 municípios da Grande São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde estipula que as cidades atinjam um índice superior a 85% no tratamento contra a tuberculose.
A campanha estadual ocorreu nos primeiros quinze dias de novembro. Neste período cerca de 1.100 amostras de escarro foram colhidas durante as buscas ativa, que foram feitas em casas de acolhidas e dentro das unidades de saúde, além de outras mobilizações pela cidade.
Em Itaquaquecetuba, três casos foram diagnosticados, acompanhados e tratados, de acordo com a Vigilância Epidemiológica de Itaquá.
Para o secretário de Saúde, William Harada, a premiação é o reflexo das ações que o município vem desenvolvendo.
No município, o diagnóstico pode ser feito em qualquer unidade de saúde. Já o atendimento com o infectologista é realizado no Centro de Especialidades, que fica na Central da Saúde, e tem duração de aproximadamente seis meses. A medicação é supervisionada por um profissional de saúde na unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. Os que precisarem fazer o tratamento e estiverem acamados recebem visitas domiciliares dos profissionais da saúde.
DOENÇA – Neste domingo, dia 24 de março, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Causada pela bactéria Bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infecciosa que pode provocar lesões em diversas partes do organismo, porém costuma atingir na maioria dos casos pulmões.
SINTOMAS – Os principais sintomas de contaminação da doença são: tosse (com ou sem secreção) por mais de três semanas, febre no final da tarde, fraqueza, cansaço excessivo, perda de peso, sudorese noturna e falta de apetite.