A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, estará recebendo nos próximos dias – 17, 18 e 19 de dezembro, o projeto ‘Museu Catavento: a Ciência Mais Perto de Você’, na Praça Padre João Álvares, Centro de Itaquaquecetuba, das 9 às 16 horas. A ação cultural e educacional apresenta de forma interativa diversas experiências científicas para o público, que poderá observar estes experimentos o número de 25 pessoas a cada meia hora durante esses três dias.
A ação tem como objetivo levar de forma itinerante o Museu Catavento a diversos municípios do estado. Caracterizado por uma carreta, o projeto apresenta de uma forma simples, divertida e interativa a ciência para o público participante. O Museu Móvel conta com 9 experimentos que fazem parte do Museu Catavento localizado na cidade de São Paulo e serão apresentados aos visitantes por dois educadores do referido equipamento cultural. Em relação ao acervo a ser apresentado na carreta, os experimentos expostos serão os seguintes:
- Bancada dos venenosos: a bancada dos venenosos apresenta alguns animais que, apesar de culturalmente conhecidos como perigosos, podem ter seu veneno utilizado para produção de remédios.
- Gerador Van de Graaff: o Van de Graaff é um experimento desenvolvido para gerar tensões elétricas (voltagens) muito altas. Ao tocar a esfera do gerador as cargas que ali estão se transferem para o nosso corpo e tendem a escapar pelas extremidades, por isso se acumulam em nossos cabelos. Como cada fio de cabelo possui o mesmo tipo de carga. Essas cargas irão se repelir deixando o cabelo ‘em pé’.
- Pista de Embriaguez: esta instalação simula o efeito visual da embriaguez. O objetivo é andar na pista sem encostar nos obstáculos. A pista é uma simulação da cidade e os obstáculos poderiam ser carros ou postes.
- Bicicleta Geradora: um gerador está acoplado à roda que é movimentada pelos pedais e transforma energia mecânica (produzida pela pessoa que pedala) em energia elétrica. A energia elétrica produzida é utilizada para acender um painel.
- Gire como Patinadores: o experimento reproduz o giro de uma bailarina. Quanto mais próximo o corpo está do centro do equipamento, maior será a concentração de massa, o que ocasionará o aumento da velocidade de giro. Porém ao se afastar a velocidade de giro diminuirá.
- Terrário: o Terrário reproduz um micro ecossistema dentro de um recipiente fechado, onde há plantas, terra, água e ar. Para que haja vida é necessária a exposição à luz, que possibilita a fotossíntese. Nesse sistema tudo se renova respeitando os ciclos da água, do carbono, do nitrogênio e do oxigênio.
- Exposição Paisagens Cósmicas: exposição foi desenvolvida para divulgar a Astronomia na sociedade, tomando como referência o aniversário de 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Com curadoria científica e texto final de Angusto Damineli (IAG-USP), a exposição leva o visitante a explorar o Universo por meio de imagens em uma viagem da Terra ao Big Bang.
- Água e óleo: essa instalação demonstra que água e óleo não se misturam, um efeito bastante conhecido pelas pessoas. O experimento explica o fenômeno através das diferenças de polaridade e densidade dos líquidos.
- Globo do Relevo: nesse globo é possível observar os relevos formados em nosso planeta em decorrência do constante movimento das placas tectônicas.
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a vinda do Museu Catavento itinerante para a cidade acrescentará no desenvolvimento educacional das crianças e munícipes. Para a secretária de Educação, Jane Moura Santos, esta parceria é mais uma das ações que vem a somar forças aos esforços da Secretaria de Educação em ofertar uma educação de qualidade às crianças.