A Prefeitura de Itaquaquecetuba por meio da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde realizará neste sábado, dia 23 de março a partir das 08 horas, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento é uma oportunidade para os usuários e trabalhadores do setor efetuar as discussões e apresentar propostas para a Gestão da Saúde Municipal. Na ocasião serão eleitos ainda os Delegados que irão representar o município nas etapas Regional, Estadual e Nacional de conferências.
Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a 6ª Conferência Municipal será promovida no Instituto Federal de São Paulo (Rua Primeiro de Maio, número 500, bairro Estação), na sede de Itaquaquecetuba.
Este ano, serão abordados três eixos principais durante as discussões, sendo eles: “Saúde como direito”; “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”; e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”.
Haverá ainda mais quatro sub eixos temáticos durante o debate: “Atenção Básica e Assistência Farmacêutica”; “Assistência Especializada”; “Saúde dos Crônicos e das Pessoas com Deficiência”; e “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Recursos Humanos e Relações de Trabalho”.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kelly Gasparini, reforçou a importância da sexta edição do evento em Itaquaquecetuba. “É o momento de participação de todos com propostas para a gestão da saúde em níveis Municipal, Estadual e Nacional”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, William Harada, falou sobre a expectativa em relação às propostas que devem sair da conferência. “Em Itaquá o objetivo tem sido melhorar as condições de trabalho dos profissionais, otimizar os serviços prestados à população, humanizar o atendimento e implantar ferramentas que auxiliem no desenvolvimento da gestão da Saúde no município”, explicou.