A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), está promovendo a IV Expoarte “Máscaras Expressivas e a Diversidade Cultural” do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba – 2018, até o dia 28 de setembro, nas dependências do Museu Municipal ‘Ângelo Guglielmo’, localizado na Praça Padre João Álvares, 49, Centro, das 8h às 17 horas.

A mostra foi aberta oficialmente na quarta-feira (05) e faz parte da programação de aniversário da cidade que no dia 8 de setembro completará 458 anos e para celebrar a data, a Prefeitura de Itaquá preparou um calendário repleto de eventos para o mês.

A IV Expoarte expõe produções artísticas, com a temática “Máscaras Expressivas e a Diversidade Cultural” e tem por objetivo apresentar os trabalhos dos alunos e professores do Sistema Municipal de Ensino.  De acordo com a Secretaria de Educação, toda obra é fruto de estímulos, de percepções e de vivências, que propiciaram a compreensão dos alunos de que cada obra é única, todavia a sua interpretação é multifacetada.

A curadoria desta exposição foi formada pelos seguintes professores especialistas em arte do município: Edmilson Antônio Peres, Laura Luiza Almeida Costa, Jonatas Angelo Ramos da Silva, Paula Severina da Silva, sob a coordenação geral de Sandra Regina dos Santos Ventola, professora formadora do Departamento de Coordenadoria Pedagógica da Semecti.

A secretária de Educação, Jane Moura, congratulou os alunos e toda a comunidade das escolas participantes da Mostra pelos belos trabalhos expostos no salão: “As produções desenvolvidas por vocês são verdadeiras obras de arte, vocês estão de parabéns, alunos, professores e todos os envolvidos”.

Para a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a arte como ferramenta transformadora exerce um papel importantíssimo na construção social do cidadão. “Valorizar os trabalhos desenvolvidos por nossos alunos e professores com a participação numa mostra de arte como esta é promover o protagonismo dessas crianças ampliando a formação integral crítica e, sobretudo respeitando a diversidade cultural de cada sujeito,” pontuou.

APRESENTAÇÕES Ainda durante a abertura da exposição, os alunos das EMEBs Profª Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo e Isabel Alves do Prado fizeram apresentações de Danças Folclóricas.