A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), realizou uma reunião com a coordenadora pedagógica do Projeto Ecoviver Elaine Santos, responsável pela região do Alto Tietê e Vale do Paraíba.
O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira (18/2) com o prof. Dr. Elizeu de Miranda Corrêa, da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos da Semecti para a execução do Projeto Ecoviver/2019, em escolas do Sistema Municipal de Ensino.
O projeto criado em 2006, viabilizado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovia, incentiva ações de transformação na comunidade escolar, por meio das artes cênicas, para uma nova visão acerca da realidade em que vivem e das questões urgentes da atualidade. Desenvolve formações aos professores e atividades culturais, como oficinas e mostras artísticas, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento.
Os objetivos do projeto são sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para despertar um novo olhar acerca do território em quevivem; fomentar a reflexão e o debate sobre as questões da atualidade; despertar o sentido de pertencimento e estimular o exercício da cidadania; proporcionar intervenções artísticas na escola, comunidade ou bairro, estimulando a criatividade e fomentando a arte e a cultura.
Desenvolvido por meio da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos com suporte técnico do Departamento de Coordenadoria Pedagógico, as etapas de execução do Projeto seguem o seguinte cronograma: 30/3/2019, Workshop 1 (metodologia e conceito) – Sustentabilidade, ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e vivência na metodologia Jornada Ecoviver, a ação vai ser realizada no auditório da Semecti; 4/5/2019, Workshop 2 – Oficina de teatro, também vai ser realizado na Semecti; 7/2019, Reunião de alinhamento das mostras nas escolas, o encontro vai ser realizado na Semecti; de 19 a 23/8/2019 – Mostras nas Escolas; e, por fim, no dia 26/10/2018, a Mostra da Cidade. Estarão participando em torno de 15 escolas municipais.
Cabe ressaltar ainda que a temática a ser desenvolvida pelo Projeto Ecoviver abrange questões como: água, alimentação, consumo de resíduos, saúde e sociodiversidade. O desenvolvimento metodológico baseia-se na gamificação, sala de aula invertida, contação de história e estudo de caso.
Segundo a secretária de Educação, Jane Moura Santos, a pasta está aberta as parcerias: “O projeto Ecoviver só tende a acrescentar junto à formação de nossas crianças, por meio da reflexão de temas transversal, neste caso, o meio ambiente e sustentabilidade, junto ao currículo regular dos alunos”.
Já Verônica Cosmo Barbosa, secretária adjunta de Educação, parabenizou e agradeceu a professora Elaine por mais um ano de parceria com acidade de Itaquaquecetuba. “A ação propicia o desenvolvimento e a consciência ecológica em nossas crianças e que certamente o aprendizadoda vivência dos discentes por meio do Projeto Ecoviver além de transformar estas crianças, também é disseminado junto aos seus familiares e amigos, por meio dos alunos”, disse.
Responsáveis Coordenação geral Emiliana de Paula (gerente do projeto); Fabiana Guilherme (responsável pela produção); Michele Prazeres, responsável pela comunicação); e Elaine Lopes (coordenadora pedagógica) responsável pela cidade de Itaquaquecetuba.