Até o final desta semana todas as pessoas com mais de 60 anos que participam das atividades oferecidas pelo Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba terão que passar por uma avaliação física para a prática dos exercícios, que são disponibilizados gratuitamente no Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba (CEMI). Os educadores físicos que atuam no CEMI estão realizando testes de aptidão física e verificando o índice de massa corporal, entre outras constatações para que os idosos possam praticar as atividades com segurança e a atenção necessária. Pouco mais de 850 avaliações já foram realizadas desde o início do mês.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima é muito importante que ao iniciar a prática de atividades físicas seja feita uma avaliação dos idosos antes. “O objetivo das avaliações é analisar as dificuldades e desempenho de cada um dos idosos para que os treinamentos possam ser realizados de acordo com o rendimento e limitação de cada um deles”, explicou.
Pelo menos mil pessoas são atendidas pelos projetos de Itaquá, voltado para as pessoas com mais de 60 anos que frequentam o Centro de Convivência da Melhor Idade. A iniciativa é comandada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que tem o apoio da Associação Ebenezer para oferecer os serviços.
A secretária de Desenvolvimento Social ressalta que além de atividades como musculação, ginástica, pilates, alongamento e dança, a gestão municipal oferece gratuitamente também aula de expressão corporal, dança de salão, coreografia e aulas de artesanato.
O Centro de Convivência da Melhor Idade funciona no CEMI, que fica na Rua Manoel Garcia, 160 – Centro. O atendimento para a realização de novos cadastros é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No espaço, os idosos também contam com serviços de manicure, pedicure, cabeleireiro, apoio médico e outros benefícios ao longo do ano. Mais informações: 4753-3370.