Na manhã desta terça-feira, 13, uma palestra ganhou a atenção da melhor idade que participa das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caiuby. O tema abordado foi sexualidade. Entre muitos tabus e preconceitos enraizados ao longo dos anos o assunto foi colocado para discussão do público feminino que interagiu e pode conhecer mais sobre o próprio corpo e as expectativas.

Quebrar as barreiras sobre a sexualidade na melhor idade foi o objetivo da educadora sexual Rosana Caetano que levou informação e propôs uma reflexão sobre o tema. Ela lembrou que há muitas culturas que tratam o sexo apenas para a satisfação masculina e reprodução. “E o prazer dela? Onde a mulher estava este tempo todo”, indaga.

A sexóloga explicou como a mulher pode também buscar suas próprias experiências e que na melhor idade também é possível sentir prazer. Com a chegada da menopausa a mulher pode encontrar mais dificuldade em se sentir bem com o sexo, mas que há recursos como o uso de lubrificantes que auxiliam nesta etapa da vida.

Outro tema foi a utilização de preservativos. Rosana explicou a necessidade da utilização para se evitar doenças sexualmente transmissíveis. “O contraceptivo é uma das formas de prevenir uma gestação indesejada, mas o preservativo é para se evitar a transmissão de doenças. É um assunto que merece ser discutido”, aponta.

A atividade passou de uma palestra para uma roda de conversa o que facilitou a interação das participantes que puderam tirar suas dúvidas e também trocar experiências sobre o assunto e quanto é necessário falar sobre o assunto e descobrir que a melhor idade também pode ter uma vida sexual ativa e saudável.