A Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Virgílio Marinho realizou nesta quinta feira, 23, a ação denominada “Movimenta EJA”. A obra é parte integrante do projeto “Vida Saudável”, que está sendo desenvolvido durante o semestre pelas professoras Edvane Maria da Silva e Sebastiana Mirian Gonçalves da Silva Teixeira que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estiveram presentes no evento, além de toda a comunidade escolar e o supervisor, José Rosa Martins, profissional referência da EJA e Kelly Priscila Tavares, técnica referência da EJA da área pedagógica do Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação (NAFA) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba.

A ação que tem como objetivo principal contribuir com a qualidade de vida desses alunos, caracterizou-se pelo desenvolvimento de técnicas de relaxamento, de descontração e de sociabilidade articulado pelo processo coletivo entre os alunos por meio do alongamento e dança, ministrada por Michel Costa, NAFA

De acordo com a coordenadora pedagógica, Dulcinéia R. Costa, os participantes aprovaram a ação. “Os alunos ficaram entusiasmados com a ação, pediram para que seja algo frequente, disseram que é muito bom poder dançar e exercitar o corpo ao mesmo tempo, foi um momento proveitoso e agradável”. O projeto continua com outras atividades posteriores já agendadas, conforme cronograma, na terça-feira, 28, será ministrada uma “Palestra Nutricional”, sobre a alimentação saudável de acordo com as fases da vida.

Segundo a diretora da unidade, Rosana Aparecida Oliveira da Silva, é preciso que outras entidades também colaborem com esse tipo de atividade. “Apoiar o projeto é fundamental, porém precisamos também nos dispor a efetivar parcerias com comerciantes do bairro e outros colaboradores, assim como fizemos para concretizar a ação,” destacou a gestora.

O supervisor escolar, José Rosa, descreveu a adesão dos alunos. “Presenciamos a participação efetiva de todos os alunos e achamos muito importante. Deste modo, parabenizamos as professoras e parabenizamos também a equipe gestora que está auxiliando no desenvolvimento desse projeto dentro da escola,” conclui.

Sobre esta ação, a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, disse que a EJA é uma modalidade de ensino que precisa ser tratada de forma diferenciada. “A demanda da EJA é formada pelas pessoas que não tiveram condições de concluir os seus estudos na idade certa, deste modo, de acordo com Paulo Freire, a forma de acolhimento e a afetividade devem estar presente em todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais da unidade escolar,” disse Verônica parabenizando todos os envolvidos.

Já o secretário de Educação, Fabiano Novais, parabenizou a diretora Rosana e sua equipe, bem como os profissionais da Semecti e principalmente os alunos e explicou que o estímulo às atividades físicas para todo o ser humano é essencial para a melhoria da qualidade de vida, sobretudo. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde para adultos entre 18 e 64 anos de idade há uma caracterização, a atividade física inclui atividades de lazer como a caminhada, a dança, a corrida etc., as de transporte se locomover por meio de bicicleta, além das atividades domésticas, brincadeiras, jogos, esporte ou exercício planejado, no cotidiano familiar e da comunidade,” disse Fabiano, referenciando-se à demanda atendida pela EJA.